terça-feira, 1 de dezembro de 2009

José Afonso - Fotobiografia


NA PRÓXIMA 5ª FEIRA, DIA 2 DE DEZEMBRO A HISTORIADORA IRENE FLUNSER PIMENTEL ESTARÁ NO NOSSO RESTAURANTE "O BISPO", PARA MAIS UMA RUBRICA “ À CONVERSA COM…”.
O TEMA SERÁ A RECENTE PUBLICAÇÃO DA FOTOBIOGRAFIA DE JOSÉ AFONSO, CUJO TEXTO É DA SUA RESPONSABILIDADE.
NESSA NOITE ESTARÃO PRESENTES O EDITOR DO LIVRO, JOAQUIM VIEIRA, BEM COMO FRANCISCO FANHAIS, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO E CANTOR.
NO FINAL DA APRESENTAÇÃO HAVERÁ OPORTUNIDADE PARA SE CANTAREM ALGUNS TEMAS DE JOSÉ AFONSO

Num tempo de grande incerteza e insatisfação para a sociedade portuguesa, o poeta e cantor José Afonso ousou anunciar a possibilidade de um mundo diferente, mais justo e fraterno. Fê-lo com inegável talento tanto na letra como na música, sem embarcar em linguagens simplistas nem em fórmulas dogmáticas, e assim cativou as atenções da multidão, muito para lá do círculo daqueles que com ele se podiam identificar ao nível apenas político. Tornou-se em Portugal no paradigma do cantor da resistência e da transformação social, porta-voz de esperanças numa vida melhor e mobilizador de vontades contra regimes despóticos e injustiças sociais. Ele foi, no seu país, o trovador por excelência. Não por acaso, uma composição sua constituiu a senha para o desencadeamento das operações militares que em 25 de Abril de 1974 puseram termo a quase meio século de ditadura. A vida e a obra do artista são descritas e mostradas nesta fotobiografia, editada no ano em que, se fosse vivo, faria 80 anos.

Irene Flunser Pimentel licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984. Conclui o mestrado em História Contemporânea (variante Século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Contributos para a História das Mulheres no Estado Novo. As organizações femininas do Estado Novo (Obra das Mães pela Educação Nacional e Mocidade Portuguesa Feminina), 1936-1966. É investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colabora ainda em permanência, desde 1994, na revista História, da qual foi editora até final de 2001. Publicou diversos artigos de História em jornais e revistas portuguesas e estrangeiras, sobre diversas instituições do Estado Novo – organizações femininas e de juventude, polícia política –, a Segunda Guerra Mundial, o nacional-socialismo alemão e o Holocausto, entre outros temas. Colaborou em enciclopédias, dicionários e obras conjuntas. Participou em exposições, colaborou em documentários e programas de rádio e televisão e intervém regularmente em colóquios, conferências e seminários. É autora dos seguintes livros: História das Organizações Femininas do Estado Novo, «Textos relativos a Portugal» in Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945, de Stéphane Bruchfeld e Paul A. Levine, Fotobiografia de Manuel Gonçalves Cerejeira, Fotobiografia de José Afonso e A PIDE/DGS, 1945-1974.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial