domingo, 3 de janeiro de 2010





Mais uma achega aos violas de Coimbra. Estão acima quatro vídeos, uma pequena amostra do mundo da viola. Desde o "Mago" Andrés Segovia, o das mãos sapudas, passando pelos irmãos Sérgio e Eduardo Abreu, que ainda jovens, incompreensivelmente, se retiraram das salas de concerto para se dedicarem ao fabrico deste instrumento, acabando com Ana Vidovic, se pode ver o quanto de aliciante é este instrumento. Acredito que alguns dos que tocam viola ainda não se aperceberam das suas potencialidades. Eu só tomei conhecimento desse facto, já na faculdade. É claro que na época da minha juventude os tempos eram outros. Foi através de Rui Pato que conheci Andrés Segovia e a sua extraordinária mestria e sensibilidade no dedilhar da viola. Emprestou-me dois EPs com peças executadas por este Mestre, que eu gravei para um velho gravador de fita e que fui ouvindo até à exaustão. Se alguém, ao ouvir estas peças, sentir a mesma estupefacção que eu senti nessa altura, então valeu a pena esta minha abordagem neste Blog.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial