quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ciclo de Homenagens a António Portugal e Pinho Brojo pela Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça

A Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça” vai levar a efeito um ciclo de iniciativas que pretende homenagear os grandes guitarristas de Coimbra que foram António Portugal e Pinho Brojo.
Faz este ano de 2009, 10 anos que faleceu o Prof. Dr. António Pinho Brojo e 15 anos que faleceu o Dr. António Portugal. A Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça” pensou ser de inteira justiça prestar homenagem aos dois grandes guitarristas falecidos e que tão esquecidos têm andado nas lides do Fado de Coimbra.
Assim, no dia 26 de Junho (data do falecimento de António Portugal) irá ter lugar no Penedo da Saudade uma Serenata que será de SAUDADE dedicada a António Portugal e no dia 25 de Agosto aproveitando as Noites da Canção de Coimbra (que o Pelouro da Cultura dinamiza) irá ter lugar nas escadarias da Igreja de Santo António dos Olivais uma serenata de SAUDADE dedicada ao Dr. Pinho Brojo que está sepultado precisamente no cemitério dos Olivais.
Mas o Ciclo de Homenagens não se fica por aqui.
No dia 11 de Julho a Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça” irá apresentar frente à Igreja de Santa Cruz a Grande Noite do Fado de Coimbra. Nesse mesmo dia pelas 15,30h será realizada uma Sessão Solene na Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra À Rua Pedro Monteiro, onde será prestada homenagem aos dois grandes guitarristas e será apresentado um CD onde estarão os indicativos de Portugal e Brojo e ainda um inédito a que demos o nome de AS GUITARRAS… dedicado aos dois homenageados. Este trabalho discográfico só foi possível graças ao patrocínio do Diário de Coimbra.
À noite, na Praça 8 de Maio pelas 22,00h o espectáculo terá a participação do Grupo “Guitarra e Canto de Coimbra” de Santarém e do grupo de fados “Guitarras de Coimbra” que acompanhará os grandes cantores do Fado de Coimbra: Camacho Vieira, Fernando Rolim, Tito Costa Santos, Sutil Roque, José Henriques Dias, Anarolino Fernandes, Napoleão Amorim, para além dos seus cantores: Emanuel Maia, Victor Sá, Mário Pais, Joaquim Afonso e João Rebelo.
Alexandre Cortesão

1 Comentários:

Anonymous Alexandre Cortesão disse...

Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça”

Grande noite do
Fado de Coimbra

Praça 8 de Maio
Dia 11 de Julho de 2009
Programa
15,30h - Sessão Solene na Casa da Cultura da Câmara Muni- cipal de Coimbra de Homenagem a António Brojo e António Portugal com apresentação de um CD.
22,00h - Grande Noite do Fado de Coimbra na Praça 8 de Maio com a participação dos grupos:

“Guitarra e Canto de Coimbra” - Santarém
“Guitarras de Coimbra” - Coimbra
Presença dos cantores: Fernando Rolim, Luís Goes, Tito Costa Santos, José H. Dias, Anarolino Fernandes, Sutil Roque, Camacho Vieira, Napoleão Amorim, Victor Sá, Mário Pais, Joaquim Afonso, Emanuel Maia, e João Rebelo
Apoios:
Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra
“Diário de Coimbra”

7 de julho de 2009 às 22:33  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial