sexta-feira, 16 de julho de 2010

José Valente e a sua viola de arco no Pavilhão Centro de Portugal. A não perder!

José Valente actua Domingo à tarde no Pavilhão de Portugal em Coimbra
No próximo Domingo às 18 horas, o Pavilhão de Portugal e a Orquestra Clássica do Centro recebem mais um momento do ciclo Experiences of Today dirigido por José Valente.
O violetista e compositor José Valente formado na Aústria e em Nova Iorque propõe para este espectáculo um repertório muito próximo do que será o seu primeiro registo discográfico: Balada de Sem Abrigo – retirada da obra Sem Abrigo distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio Lopes-Graça 2009-, Primário e A Secundária - a portuguesa, Lixo, Orfão e ainda Coco Barroco de Luís Figueiredo, Os de Yannick Peeters e O Primeiro Dia de Sérgio Godinho. O espectáculo insere- se no sexto ciclo Experiencies of Today promovido pela Arte à Parte em Portugal. Para além deste espectáculo José Valente apresentar-se-á em Lisboa no dia 23 de Julho no Teatro Armando Cortez. Os músicos convidados para o concerto no Pavilhão de Portugal serão para além de José Valente (Viola d'Arco), o pianista conimbricense Luís Figueiredo, a contrabaixista belga Yannick Peeters e o flautista espanhol Rodrigo Parejo. A gravação do disco de estreia de José Valente decorrerá nos dias 21 e 22 de Julho em instalações gentilmente cedidas pelo Inatel e conta também com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Centro, a Câmara Municipal de Coimbra, o Instituto Português da Juventude e o Conservatório de Música de Coimbra. José Valente actuou recentemente no Teatro Académico de Gil Vicente, na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, no Serralves em Festa 2010 e estará presente no Festival Paredes de Coura 2010 – Palco Jazz na Relva.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

"De todas as versões que conheço esta é a que respeita integralmente o espírito e a respiração de Paredes. Parabéns." Carlos Alberto Moniz sobre a interpretação de José Valente de "Mudar de Vida" de Carlos Paredes.

"Ouvir Experiences of Today, com José Valente, é uma experiência única."
Francisco Amaral, autor do programa de rádio "Íntima Fracção" e director da ESEC TV.

“The music of EXPERIENCES OF TODAY shows that José Valente has the potential to be an important force in jazz, both as a composer-arranger and as a viola soloist. It is a strong start to his career.”
Scott Yanow, Autor de vários livros sobre jazz: “The Jazz Singers”, “Trumpet Kings”, “Bebop”, “Jazz On Film and Jazz On Record 1917-76″.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Tive o prazer de conviver no Porto, em casa de um amigo, onde se ensaiava exercitava os dedos e tirava o Pô ás violas e guitarras.
Tambem participou com a sua viola de arco, no convivio de improviso, dando, desde logo para preceber que se estava perante um musico que conseguia passar a "barreira da pauta",
Os meus parabens e felicidades para a sua carreira

13 de julho de 2010 às 02:56  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial