domingo, 12 de dezembro de 2010

Um guitarrista esquecido


O Dr. Joaquim Manuel Correia, natural do Sabugal, nasceu em 1858 e faleceu em 1945. Formado em 1889 na Faculdade de Direito da UC, dedicou-se à advocacia nas Caldas da Rainha, à causa republicana, às letras, à etnografia e à arqueologia.
Deixou obra científica de vulto, relembrada nos finais da década de 1950 pela equipa da revista Rua Larga. O que essa revista não disse, nem vazaram em memórias os seus condiscípulos, foi que JMC foi um serenateiro de gema na qualidade de executante de guitarra do tipo portuense.
Sabe-se agora, que além de ser chamado para tocar em serenatas dadas na Alta de Coimbra, também chegou a acompanhar a voz do principiante viseense Augusto Hilário.
Boa surpresa, a Câmara Municipal do Sabugal evocou condignamente o nascimento do Dr. JMC em 27 de Março de 2008, com a presença de uma neta.
Presentes na sala do Museu Municipal do Sabugal, em cima duma cadeira, a capa e a guitarra desse esquecido vulto da Canção de Coimbra. O instrumento parece estar em boas condições e convida dedos habilidosos.
Um vídeo ajuda a mergulhar no ambiente que assistiu às comemorações e a visualizar a guitarra que é bem o modelo portuense descendente da guitarra inglesa: http://www.youtube.com/watch?v=Df98wQWSegc

António Manuel Nunes

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial