sábado, 30 de maio de 2009

Começam hoje as noites com o Canto e a Guitarra de Coimbra, com o Quarteto de Guitarras AEMINIUM.
Diário de Coimbra de hoje.

sexta-feira, 29 de maio de 2009



Cartaz de um espectáculo do Orfeon Académico de Coimbra no Teatro Avenida, no ano de 1932. Regia, então, Elias de Aguiar, Raposo Marques já se fazia notar, o ilusionismo já pertencia à família Condorcet, nas guitarras despontavam Jorge Morais (Xabregas), Serrano Batista e Felisberto Passos.
Vai a foto do programa ampliada, para alguém que lá esteja poder recordar! Será que ainda sobra algum?
Espólio de José Mesquita.

quinta-feira, 28 de maio de 2009


.:: Quinteto "Giv'MeFive"
Segunda-Feira, 1 de Junho 2009 // 10:30 h

Concerto do quinteto de sopros "Giv'MeFive", constituído por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (Prof. Sérgio Azevedo) que, tendo por base a relação entre a literatura e a música, apresentarão de forma lúdica as histórias por detrás das músicas e dos instrumentos.
Entre outras obras para crianças, escutar-se-ão o “Opus Number Zoo” de Luciano Berio, peças de Benjamin Britten e outras do próprio Sérgio Azevedo.
A soprar pelo quinteto "Giv'MeFive" estarão Ana Sofia Santos (flauta), Filipe Branco (oboé), Bruno Sousa (clarinete), Hugo Sousa (trompa) e Sandra Pinto (fagote).
Ler mais...

.:: Vem viver a Música
Segunda-Feira, 1 de Junho 2009 // 15:00 h

No Dia Mundial da Criança, o Museu da Música associa-se à Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC) na organização de um projecto pedagógico e lúdico em 3 sessões que contempla a fruição musical com recursos a várias combinações instrumentais, onde não faltarão cordas friccionadas, dedilhadas, percutidas e os sopros.
Desenvolvido por crianças/jovens para outras crianças/jovens, este projecto pretende demonstrar a diversificada palete de sons, tons, cores e funcionalidades dos Instrumentos Musicais, algo que será feito com recurso a 3 pequenos concertos didácticos. Tendo em vista o usufruto dos diversos Instrumentos apresentados nos concertos, as crianças/jovens são depois convidadas a manuseá-los.
Ler mais...

MUSEU DA MÚSICA
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco
1500-359 LISBOA
PORTUGAL
Tel: (351) 21 771 09 90 / Fax: (351) 21 771 09 99 / e-mail: mmusica@imc-ip.pt
site: www.museudamusica.imc-ip.pt / blog: http://museu-musica.blogspot.com

Luzio Vaz vai ser logo homenageado no Pavilhão Centro de Portugal, com um "Concerto Prestígio", pela Orquestra Clássica do Centro.
Parabéns, Luzio. Obrigado por tudo que nos proporcionaste.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

António Nascimento enviou-me esta foto da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, quando Egas Moniz, o nosso primeiro Prémio Nobel, a ela pertencia. Podemos vê-lo em frente da janela e do lado direito desta. Identifica-se facilmente pelo bigode e pelo risco ao lado, no cabelo.

RTP Memória

Venho dar a conhecer que no próximo dia 30 (Sábado) a RTP Memória irá dedicar a emissão ao Fado, sob o titulo "Um dia pelo Fado".
Da programação, destaco Fados de Coimbra às 6H30 e Noites de Coimbra às 12H00.
Poderá ver a programação nos links abaixo:
Programação
Sexta-feira -->
Sábado -->
André Boita

O Clube Aficionados do Fado informa que o Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho realizará a seguinte actividade:
Actividade: Serenata Académica;
Local: frente à Câmara Municipal de Felgueiras;
Data: 22.00 h, Sábado, no dia 30 de Maio de 2009;
Organizador: AEESTGF;
Entrada: livre.
Clube Aficionados do Fado do
Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho
Telemóvel: 960 001 282

terça-feira, 26 de maio de 2009

Luzio Vaz, componente do Coro dos Antigos Orfeonistas e desde há muitos anos Administrador dos Serviços Sociais da Academia, vai ser homenageado no próximo dia 28, no Pavilhão Centro de Portugal.

PROGRAMA

1ª Parte

♪ Concerto Grosso ao estilo de Vivaldi
Arranjos P. Breiner

♪ Amargura
Filipe Ricardo

♪ Âmago
Filipe Ricardo


2ªParte

♪ Álea
Filipe Ricardo

♪ Éden
Filipe Ricardo

♪ Primavera Portaña
Arranjos F. Ricardo

♪ Verão Portaño
Arranjos F. Ricardo

♪ Inverno Portaño
Arranjos F. Ricardo


Concertina:
Filipe Ricardo
Direcção:
Virgílio Caseiro

[Acesso gratuito]





Ainda a ida do grupo "Raízes de Coimbra" com os Antigos Tunos a Estarreja, no passado dia 16. Fotos enviadas por Armando Luís de Carvalho Homem e tiradas pela sua filha Constança, durante o espectáculo.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra no Porto, as Edições MinervaCoimbra e a Ideias Concertadas têm o prazer de convidar para a apresentação do livro
ESPAÇOS PERDIDOS - COIMBRA
coordenado por João Figueira.
A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Henrique Fernandes Tomás Veiga e conta com a presença de alguns dos autores (Álvaro Vieira, Júlio Roldão e Lídia Pereira).
A sessão realiza-se no próximo dia 27 de Maio, pelas 18h30 no Palácio da Bolsa (rua Ferreira Borges), no Porto.
Coordenado por João Figueira (Jornalista e Professor Universitário), "Espaços Perdidos - Coimbra" é um regresso aos velhos cafés e teatros de Coimbra e às estórias vividas nesses espaços, desaparecidos nas últimas duas décadas. Trata-se, segundo afirmou o coordenador, de "um livro de afectos".
Arcádia, Avenida, A Brasileira, Clepsidra, Mandarim, Moçambique, Sousa Bastos e a Tasca do Pratas são os cenários escolhidos para o desfiar de um belo conjunto de textos que mostram ao leitor uma Coimbra irreverente, culta, boémia e solidária.
Da autoria dos Jornalistas Álvaro Vieira, Graça Barbosa Ribeiro, João Mesquita, Júlio Roldão, Lídia Pereira, Marco Carvalho e Paula Carmo as estórias reconstituem as ambiências de espaços emblemáticos da história da cidade, ao mesmo tempo que recriam um tempo que marcou Coimbra e as gerações que cresceram e viveram no seu seio.
Em formato de álbum, o livro apresenta, ainda, um pequeno conjunto de ilustrações da autoria de Inês Murta, especialmente concebidas para esta obra sendo que o design gráfico é de autoria de Filipa Campos.
Edições MinervaCoimbra
Livraria Minerva Galeria
Rua de Macau, 52 3030-059 Coimbra
Contactos:
Telm.: 917640027
Tel: 239 701117 / 239 716204
Fax: 239 717267

domingo, 24 de maio de 2009

"Procissão" de António Ralha, tocada em guitarra por Miguel Raposo e em viola dedilhada por Philippe Raposo.

Podem ver mais algumas peças executadas por estes dois intérpretes, a viverem em Bruxelas, em: http://www.youtube.com/user/hroosopar

Etiquetas: