quinta-feira, 4 de junho de 2009


Concerto Aquático
Dia 6 de Junho / 19 horas
Complexo Olímpico de Piscinas - Coimbra (Solum)
Orquestra Clássica do Centro
Solista : Filipe Ricardo ( concertina)
Maestro: Virgílio Caseiro

Programa

Parte única

Abertura D. Giovanni Mozart
Verdes Anos C. Paredes
Astúrias Arrj. T. Matthews
Singing in the rain N. Brown
Danças Húngaras nº 1, 5 e 6 J. Brahms
Encore A. Rubtsov
Álea Filipe Ricardo
Éden Filipe Ricardo
Primavera Portaña Arrj F. Ricardo
Verão Portaño Arrj F. Ricardo
Inverno Portaño Arrj F. Ricard


No próximo domingo, dia 7/6, às 18 horas e no Pavilhão Centro de Portugal, vai a Orquestra Clássica do Centro realizar mais um concerto dentro do ciclo de concertos pedagógicos,desta vez voltados para um tema único, genericamente designados por "Aprenda a gostar de Música". Com a regularidade de um concerto por mês, com este ciclo se pretende de forma continuada transmitir conhecimentos sobre a gramática e a sintaxe musical, em patamares aferidos aos auditores em questão - crianças e adolescentes. Virá a ser assim mais uma etapa de divulgação pedagógica musical acrescentada à que no ano passado se concretizou com a apresentação dos instrumentos da orquestra. Na pática, pretende-se este ano criar um diálogo sobre música, durante cerca de uma hora, onde as intervenções e perguntas são a todo o momento possíveis. Em cada sessão será dada particular relevância a cada um dos principais parâmetros da música: altura, intensidade, duração, timbre e forma.Cada concerto terminará com a participação de todo o público que assim o deseje, ao som de um ou mais instrumentistas da OCC.
Virgílio Caseiro - Maestro
( Entrada gratuita)
Informações: 916994160

quarta-feira, 3 de junho de 2009

André Madeira

André Madeira vai dar um concerto de viola dedilhada, ao vivo na Antena 2, na próxima sexta-feira, dia 5, pelas 19 horas.

A notícia está neste site:

http://tv.rtp.pt/antena2/?headline=31&visual=6

Jorge Humberto

A CASA DA ACADÉMICA EM LISBOA VAI HOMENAGEAR JORGE HUMBERTO JANTAR-TERTÚLIA, DIA 18 DE JUNHO / 5ª FEIRA, 20HOO
A Casa da Académica em Lisboa vai realizar mais um Jantar-Tertúlia em que será homenageado o Dr Jorge Humberto, um atleta de eleição e uma referência dos valores e da cultura desportiva da Briosa.
Carmona da Mota recordará o Homem, o Médico e o Atleta que, em 1961, deixou Coimbra rumo ao Inter de Milão, protagonizando a primeira transferência milionária do futebol português.
Jorge Humberto voltou à "sua" Académica e licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra! O Jantar realiza-se no próximo dia 18 de Junho, quinta-feira, a partir das 20 horas, no "Restaurante Espaço Tejo", no Centro de Congressos de Lisboa, antiga FIL, na Junqueira.
O preço do Jantar é de 25 Briosas e as inscrições podem ser feitas até ao dia 17, quarta-feira, para: Alfredo Ribeiro 96 700 49 92, Joaquim Freire 91 495 82 24 ou para o 91 878 06 60.
Como habitualmente, a Canção Coimbrã marcará presença, desta vez pelo GRUPO FADVOCAL de Coimbra que quis desta forma associar-se à iniciativa da Casa da Académica em Lisboa.
Joaquim Couto, presidente da Casa da Académica em Lisboa, realçou que com esta iniciativa pretende-se não só salientar a dimensão humana e desportiva de Jorge Humberto, mas também evocar a Académica do sonho e da utopia, capaz de atrair os jovens numa harmonia, ainda válida, de compatibilização entre os estudos e o desporto.
Lembre-se, a propósito, que foi na altura voz corrente entre os Adeptos da Académica que, num gesto até hoje completamente inédito entre todos os futebolistas que saiem de clubes portugueses para clubes estrangeiros a custo zero para o clube português, Jorge Humberto ofereceu à Académica uma parte substancial do valor que lhe rendeu a sua transferência.
Jorge Humberto merece, pois, a presença de todos os que admiraram as suas qualidades de Futebolista, de Estudante de Coimbra, de Médico e de Homem, sabendo-se já que vão estar presentes Nomes sempre lembrados da nossa Académica.
Texto enviado por "Tito" Costa Santos

terça-feira, 2 de junho de 2009

José Mesquita numa entrevista ao Jornal da Educação, no ano de 1984, a propósito do lançamento do LP "Coimbra dos Poetas".

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Crise Académica – Coimbra 1969

*
Excelente conjunto de fotografias, enviado por Ricardo Fernandes Branquinho, Filho do famoso cultor do Canto de Coimbra, já falecido, Manuel Branquinho.

domingo, 31 de maio de 2009






CD do grupo Fadvocal, intitulado "Velhas Margens Novas Pontes". Conjunto de 14 temas, todos inéditos, o que é de realçar, bem acompanhado pelos instrumentistas, com desenhos bem elaborados e de boa sonoridade. As vozes bastante díspares, umas mais bem conseguidas, dão-nos uma amostra do que poderá vir a ser, num futuro, o Canto de Coimbra, embora reconheça em algumas melodias, um cunho "canção de combate", lembrando Janita Salomé e outros, pós revolução.

VISITA - COIMBRA
PREÇO 20 EUROS (Sócios) . 25 EUROS (Não Sócios)
INSCRIÇÕES ABERTAS *
MOSTEIRO DE SANTA CLARA A VELHA
E
TÚMULOS DA RAINHA SANTA ISABEL NA IGREJA DO CONVENTO DE SANTA CLARA A NOVA

No dia 6 de Junho, Sábado à tarde, o Ateneu Comercial do Porto organiza, com a colaboração do SENHOR PROFESSOR DOUTOR FRANCISCO PATO DE MACEDO, uma visita ao Mosteiro de Santa Clara a Velha seguida de visita à Igreja de Santa Clara a Nova onde se encontram os túmulos de prata e de pedra de Isabel de Aragão, Rainha Santa.
Iniciativa de Mor Dias, o Mosteiro de Santa Clara a Velha, última morada da Rainha e de que esta tencionava fazer panteão nacional, foi todo ele edificado já por Isabel de Aragão, sob suas instruções e – diz-se – com base em planos pela mesma executados.
Alagado durante anos pelas águas do Mondego e reaberto ao público apenas há cerca de um mês, o Mosteiro é das poucas fontes autênticas da vida desta Rainha, em conjunto com os túmulos que a própria mandou talhar por Mestre Pero, que se encontram em Santa Clara a Nova e que o Ateneu irá também mostrar.
Francisco Pato de Macedo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorado em 2006 com a tese “Santa Clara a Velha de Coimbra- Singular Mosteiro Mendicante” é reputadamente conhecido pelos seus trabalhos sobre as peças e edificações desta Rainha, sendo a visita com a sua presença privilégio raro.

Os túmulos mandados executar por Isabel de Aragão - o seu primitivo túmulo de pedra e o túmulo da sua neta Isabel – que se encontram em Santa Clara a Nova - constituem a primeira manifestação da tumulária gótica em Portugal e a prova da inteligência e cultura da mulher que liderou todo o processo diplomático de definição das fronteiras do território continental português.
Em época de Pentecostes, estas visitas constituem também uma homenagem ao Culto do Espírito Santo, celebrado por esta época, culto de origem franciscana milenarista, que Jaime Cortesão diz ter sido instituído pela mesma rainha como culto oficial da corte portuguesa desde a sua época até, pelo menos, D. Sebastião.

PROGRAMA
13.15 – PARTIDA DO ATENEU COMERCIAL DO PORTO, RUA PASSOS MANUEL
CHEGADA A COIMBRA – VISITA AO MOSTEIRO DE SANTA CLARA A VELHA COM PROF. DOUTOR FRANCISCO PATO DE MACEDO
18 HORAS – VISITA À TUMULÁRIA DA IGREJA DO CONVENTO DE SANTA CLARA A NOVA
20.30 – CHEGADA AO PORTO – JANTAR LIVRE NO RESTAURANTE PALMEIRA, A EXPENSAS PRÓPRIAS, JUNTO AO ATENEU, OU REGRESSO A CASA

* Inscrições através do e-mail geral@ateneucomercialporto.pt ou telef. 223395410. Pagamentos directos na secretaria ou por transferência bancária através da conta do Banco SANTANDER TOTTA, com o NIB: 0018 00000 562871400 176.

Visite a Página
http://www.ateneucomercialporto.pt/
geral@ateneucomercialporto.pt
*
Enviado por Armando Luís de Carvalho Homem, a pedido de Virgínia Veiga.

José Henrique Dias vai lançar, em Lisboa, um livro com contos e crónicas. O livro já está nas livrarias.
*
De "Tito" Costa Santos , o texto que se segue:
Aqui vai o aviso do lançamento do livro do José Henrique Dias o célebre "Bicho Cantor" dos meus tempos de Coimbra, assim chamado porque ainda "bicho" já cantava na Sé Velha junto dos consagrados Cantores de Coimbra.
Professor Catedrático de Letras, está sempre disponível não só para exibir os seus dotes de cantor, consagrado e admirado como ainda de extrordinário orador que se sente à vontade tanto nos ambientes erudítos, como nos académicos. Reconhecida, ainda, a sua disponibilidade para abraçar todas as causas e eventos, quer sociais quer académicos, nunca descurando a sua permanente acção de divulgação do profundo conhecimento que possui da Música de Coimbra, sendo ainda um exímio contador de milhares de "estórias" da sua longa vivência coimbrã.
Vamos todos estar, no próximo dia 16 de Junho, pelas 18h45, no Círculo das Letras, sito na Rua Augusto Gil (paralela à Av. de Roma, do lado do Campo Pequeno) para assistir ao lançamento do Livro, dar um abraço ao Zé e comprar o Livro, que, aliás, já se encontra à venda na FNAC e na BERTRAND (isto para os que, de todo estejam impossibilitados de ir ao lançamento !).