sábado, 17 de julho de 2010

José Afonso e a canção de Coimbra

José Afonso e a canção de Coimbra

Do Blog da AJA
http://vejambem.blogspot.com/

Etiquetas:

Fernando Machado Soares canta "Fado das Lágrimas", no programa de Rui Ramos, de 1987, Coimbra Musical, acompanhado por António Brojo e António Portugal em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Forêncio de Carvalho fala do seu tempo de estudante, no programa de Rui Ramos, Coimbra Musical, de 1978. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Nuno de Carvalho canta "Vira de Coimbra", no programa de Rui Ramos, de 1978, Coimbra Musical, acompanhado por Álvaro Aroso e José Carlos Teixeira em guitarra, Eduardo Aroso em viola. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lançamento duma colectânea de 6 LPs com Guitarra e Canto de Coimbra. Texto de "O Jornal" de 8-3-1985, escrito por Assis Pacheco. Espólio de José Mesquita.

José Valente e a sua viola de arco no Pavilhão Centro de Portugal. A não perder!

José Valente actua Domingo à tarde no Pavilhão de Portugal em Coimbra
No próximo Domingo às 18 horas, o Pavilhão de Portugal e a Orquestra Clássica do Centro recebem mais um momento do ciclo Experiences of Today dirigido por José Valente.
O violetista e compositor José Valente formado na Aústria e em Nova Iorque propõe para este espectáculo um repertório muito próximo do que será o seu primeiro registo discográfico: Balada de Sem Abrigo – retirada da obra Sem Abrigo distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio Lopes-Graça 2009-, Primário e A Secundária - a portuguesa, Lixo, Orfão e ainda Coco Barroco de Luís Figueiredo, Os de Yannick Peeters e O Primeiro Dia de Sérgio Godinho. O espectáculo insere- se no sexto ciclo Experiencies of Today promovido pela Arte à Parte em Portugal. Para além deste espectáculo José Valente apresentar-se-á em Lisboa no dia 23 de Julho no Teatro Armando Cortez. Os músicos convidados para o concerto no Pavilhão de Portugal serão para além de José Valente (Viola d'Arco), o pianista conimbricense Luís Figueiredo, a contrabaixista belga Yannick Peeters e o flautista espanhol Rodrigo Parejo. A gravação do disco de estreia de José Valente decorrerá nos dias 21 e 22 de Julho em instalações gentilmente cedidas pelo Inatel e conta também com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Centro, a Câmara Municipal de Coimbra, o Instituto Português da Juventude e o Conservatório de Música de Coimbra. José Valente actuou recentemente no Teatro Académico de Gil Vicente, na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, no Serralves em Festa 2010 e estará presente no Festival Paredes de Coura 2010 – Palco Jazz na Relva.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

"De todas as versões que conheço esta é a que respeita integralmente o espírito e a respiração de Paredes. Parabéns." Carlos Alberto Moniz sobre a interpretação de José Valente de "Mudar de Vida" de Carlos Paredes.

"Ouvir Experiences of Today, com José Valente, é uma experiência única."
Francisco Amaral, autor do programa de rádio "Íntima Fracção" e director da ESEC TV.

“The music of EXPERIENCES OF TODAY shows that José Valente has the potential to be an important force in jazz, both as a composer-arranger and as a viola soloist. It is a strong start to his career.”
Scott Yanow, Autor de vários livros sobre jazz: “The Jazz Singers”, “Trumpet Kings”, “Bebop”, “Jazz On Film and Jazz On Record 1917-76″.

quinta-feira, 15 de julho de 2010


Tertúlia do Fado de Coimbra em Torres Novas, no passado dia 11. Fui ocupar o lugar de Álvaro Aroso, por impossibilidade deste. Como se vê pelas fotos e pelo vídeo a seguir, o rio foi o palco desta serenata. Muitíssimo público a assistir ao longo das duas margens. Intervenientes: José Santos Paulo (g,c), Octávio Sérgio (g), José Carlos Teixeira (v,g), Eduardo Aroso (v), Joaquim Matos (c), Victor Nunes (c) e José Miguel Baptista (c).

http://torresviva.com/directorio/artes/teatrovirginia/videos/11-07-2010

Rui Pato em conversa sobre José Afonso, no programa de Rui Ramos, Coimbra Musical, de 1978. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas: ,

Luiz Goes canta "Toada Beirã" no programa de Rui Ramos, Coimbra Musical, do ano de 1978, acompanhado por António Portugal e Jorge Godinho em guitarra, Manuel Pepe e Levy Baptista em viola. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra. (Som duma gravação de 1957).

Etiquetas:

quarta-feira, 14 de julho de 2010


Machado Soares canta "Fui encher a bilha e trago-a" no programa de Rui Ramos, Coimbra Musical, de 1978, acompanhado por António Brojo e António Portugal em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Nuno de Carvalho canta "Fado Hilário", no programa Coimbra Musical de Rui Ramos, do ano de 1978, acompanhado pelo próprio e por Carlos Teixeira em guitarra, Eduardo Aroso em viola. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Joaquim Matos canta "Fado do Alentejo" no programa televisivo de Rui Ramos, Coimbra Musical, de 1978, acompanhado por Álvaro Aroso e Carlos Teixeira em guitarra, Eduardo Aroso em viola. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lançamento de livros sobre Amália Rodrigues no Museu do Fado, em Lisboa, dia 15 deste mês.

CONVITE- AUDIÇÃO DA CLASSE DE CANTO - EGVF/AOF-UC

VIMOS POR ESTE MEIO CONVIDAR TODOS OS ALUNOS, FAMILIARES E AMIGOS A ASSISTIR À AUDIÇÃO DA CLASSE DE CANTO LÍRICO E APERFEIÇOAMENTO CORAL DA ESCOLA DE GUITARRA VIOLA E FADO DE COIMBRA.

A AUDIÇÃO TERÁ LUGAR NO PRÓXIMO DIA 13 DE JULHO (Terça-Feira) PELAS 19H00 NA SEDE DO CORO ANTIGOS ORFEONISTAS/EGVF E SERÁ ORIENTADA PELA PROFESSORA CATARINA BRAGA.

P´LA EGVF

Ricardo Dias

segunda-feira, 12 de julho de 2010

José Miguel Baptista canta "Madrugadas Silentes", no programa televisivo de Sansão Coelho, Cantos e Contos de Coimbra, de 1982, acompanhado por Álvaro Aroso e Carlos Teixeira em guitarra, Eduardo Aroso em viola.

Etiquetas:

António Ralha toca em guitarra de Coimbra, "Variações em Sol M" de Artur Paredes, no programa de Sansão Coelho, Cantos e Contos de Coimbra, de 1982, acompanhado por Jorge Gomes em guitarra e Manuel Dourado em viola.

Etiquetas:

Adicionar imagem

João Farinha canta "Menina e Moça", no programa Cantos e Contos de Coimbra, de Sansão Coelho, do ano de 1982, acompanhado por Hermínio Menino e Luís Almeida em guitarra, Carlos Martins e Zeni Almeida em viola.

Etiquetas:

O Café Santa Cruz e o Fado, agora em disco. Diário de Coimbra de hoje.