sábado, 24 de outubro de 2009

Esta foto, tirada nos anos 60, numa digressão da Tuna, está exposta em minha casa em lugar de destaque. Mas acho que a beleza , a melancolia das expressões e a saudade que eu tenho destas duas bonitas vozes tão precocemente desaparecidas, devem ser compartilhadas pelos outros, tantos, amigos que ainda os recordam com saudade...
Rui Pato
(Para os mais novos, os nomes são António Bernardino e José Manuel dos Santos)

Secção de Fado critica Câmara Municipal de Coimbra. Diário de Coimbra de hoje, com texto de Patrícia Isabel Silva.

A Festa das Latas começou com uma "Serenata à Chuva". Diário de Coimbra de 23-10-09.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Mais uma iniciativa da Direcção da Orquestra Clássica do Centro, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

Fernando Machado Soares e Amália Rodrigues juntos, na televisão, em 1988. Vídeo enviado por Frias Gonçalves.

Etiquetas:

quarta-feira, 21 de outubro de 2009




Marinela e Francisco St. Aubyn em Coimbra, na casa de Humberto Matias, com os instrumentistas do "Raízes de Coimbra", fez hoje uma semana. Foi uma noite inteiramente passada entre conversas e guitarradas. Clicar no link enviado pela Marinela e por ela gravado. São as Variações em Mi menor de Armando de Carvalho Homem. Podemos também ouvir as Variações em Ré menor de Artur Paredes, clicando depois no sítio indicado com o nº 5.

Etiquetas:

80ª aniversário do Orfeon Académico de Coimbra. Antigos Orfeonistas comemorando esta efeméride, ocorrida em 1959. Lá se encontra Raposo Marques, o Maestro, à frente. O senhor das Barbas parece ser o Condorcet (Pai) e, atrás do sujeito de casaco branco na fila da frente, está o Pai da Marinela St. Aubyn. Foi esta minha antiga colega do Orfeon Misto (na altura chamava-se assim), que me mandou esta foto.







Concerto de encerramento dos III Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa, 2009. Na 1ª parte actuou Kanala Auer em guitarra portuguesa, seguido da cítara indiana.
Vieram depois os irmãos Raposo, Miguel e Philippe, em guitarra e viola, respectivamente. O reportório executado por estes, foi extenso e variado, ultrapassando o que estava estipulado no programa que se pode ver mais abaixo, neste Blog. Incluiu vários estilos. No final saiu um estilo muito próprio destes dois concertistas.
Foi uma tarde em cheio. Bonito de se ver e ouvir. Parabéns a todos os executantes e parabéns também à organização destes Encontros, nas pessoas de Emília Martins e Virgílio Caseiro.

Serenata no Largo da Sé Nova, esta noite, para abertura da Festa das Latas 2009.




"A Guitarra Portuguesa encontra o Jazz", foi o tema da noite do dia 27 deste mês, dos III Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa. Ricardo Marques e Fernando Alvim, mostraram-nos uma guitarra e uma viola viradas para temas pouco comuns para estes instrumentos. Foi gratificante ouvi-los.
Na plateia estava Rui Pato, que fui encontrar, já no fim do concerto, à conversa com Fernando Alvim.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009









III Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa. Homenagem a Jorge Gomes, pela sua acção em prol do ensino e divulgação da guitarra de Coimbra. Foi orador Fernando Marques, com os seguintes guitarristas convidados: Henrique Fraga, Joana, Miguel Drago, Bruno Costa e Manuel Coroa.

"Trova do vento que passa".

CCB completamente cheio.

Foi o último concerto em Portugal do Grupo de Guitarras e Cantares de Coimbra.

Foi a última vez que toquei com o meu pai.

Uma noite mágica que jamais poderei esquecer.

Fica a gravação sonora então registada pelo João Magalhães.

Manuel Alegre Portugal

Etiquetas: