quinta-feira, 2 de julho de 2009

José Afonso

Fotobiografia de José Afonso

Integrado na colecção Fotobiografias do séc. XX, edição do Círculo de Leitores, com direcção de Joaquim Vieira e, neste caso, texto da historiadora Irene Pimentel, eis a a fotobiografia de José Afonso.
O lançamento está marcado para 15 de Julho na Casa da Imprensa, pelas 18.30. O livro vai estar à venda nas livrarias Bertrand

Do Blog da AJA http://vejambem.blogspot.com/

Etiquetas:

No próximo dia 8, pelas 18:00 na Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro, vai proceder-se ao lançamento em Coimbra do livro “A Outra face do Espelho”.
Com edição de “Campo da Comunicação”, a obra de José Henrique Dias é composta pelas crónicas que o professor universitário publicou, nos anos mais recentes, nos jornais de Coimbra “O Despertar” e “Centro”.
Inclui desenhos inéditos de Nadir Afonso e prefácio do romancista Fernando Campos.
A apresentação da obra estará a cargo de Cristina Robalo Cordeiro, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra.
“Os lugares são sobretudo Coimbra e Lisboa, uma fugidia referência a Chaves e à Figueira e pouco mais. O tempo recua para trás da vida do Autor, memória das memórias dos mais velhos, e vem até aos nossos dias. Se se fizesse um índice de pessoas e factos referidos, que acervo de riqueza de cultura, humanismo e humanidade, desde o nomear de escritores, artistas, cientistas, actores, médicos, advogados, professores, músicos, políticos, saltimbancos, contorcionistas, trapezistas, que sei eu!...” – escreve Fernando Campos no prefácio, acrescentando:
“O antes e depois do 25 de Abril não podia deixar de ter especial lugar… com nomes, factos e rememorações…e, se se verrinam os tempos da “outra senhora”, não se deixa de lançar olhar crítico aos grafitti que maculam tudo quanto é parede (“…a arte e os equívocos…”), as florestas de cimento que desfiguram, nas cidades, o que era écloga…
Notável a “capacidade de lidar com as palavras e as imagens”, diz uma personagem, mas nós sentimos que, por detrás dela, está o Autor e este sentimento de eco autobiográfico mais de uma vez nos acode ao espírito…O médico (que não quis ser) está presente e o filósofo e o poeta, além, claro, do jornalista… .”.

José Henrique Dias nasceu em Coimbra, em 1934. Licenciado em História, fez Mestrado em História Cultural e Política na UNL e é doutorado pela mesma universidade em História e Teoria das Ideias, com especialidade em História das Ideias Sociais. Depois de uma longa carreira no ensino público, leccionou na Universidade Nova de Lisboa, depois de aposentado no ISCEM e actualmente é presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Miguel Torga.
Desde os verdes anos ligado à escrita, integrou em Coimbra tertúlias de que entre outros faziam parte Zeca Afonso, Louzã Henriques, Manuel Alegre, António Portugal e Levi Baptista. A partir de finais dos anos cinquenta e primeiros anos da década de sessenta do século passado, integra o grupo polarizado por Edmundo de Bettencourt, no Café Restauração, junto à estação do Rossio, frequentada por nomes cimeiros da literatura e da arte portuguesas, publicando entre 1956 e 1969, ininterruptamente, séries de crónicas semanais. Tendo-se dedicado ao ensino e à actividade teatral como encenador, o seu trabalho centrou-se mais na investigação sobre o século XIX, primeiro no domínio das ideias políticas, depois na sociocomunicação teatral.
Instado por colegas, regressou às crónicas em jornais de Coimbra, primeiro em O Despertar, ultimamente em Centro, retomando um dos seus velhos títulos, A outra face do espelho. É uma colectânea dessas crónicas que agora se apresentam neste livro, onde, ficcionadas, passam momentos de vidas marcadamente no espaço e tempos de uma Coimbra sempre mítica e evocações de figuras da música coimbrã, de que também foi, ainda vai sendo, cultor.

3 de Julho, pelas 21h30, no Pavilhão Centro de Portugal - inauguração da Exposição de Pintura/Instalação de Benvinda Araújo “Coimbra - Imagens do Feminino”.
Durante o evento, serão proferidas duas palestras e um recital de poesia no âmbito da referida temática.
As palestrantes convidadas são Isabel Delgado e Graça Miguel.
O recital de poesia, ”Nos Silêncios do Meu Eu”, excertos de poesia de Rosa Calisto, irá ser dito por Luís Machado com ilustrações musicais de Klara Pankovych ao piano.

5 de Julho

15h30
Quinteto de Cordas OCC
Coreto ( Parque da Cidade)

18 horas - Pavilhão Centro de Portugal - a Orquestra Clássica do Centro vai realizar mais um concerto dentro do ciclo de concertos pedagógicos,desta vez voltados para um tema único, genericamente designados por "Aprenda a gostar de Música". Com a regularidade de um concerto por mês, com este ciclo se pretende de forma continuada transmitir conhecimentos sobre a gramática e a sintaxe musical, em patamares aferidos aos auditores em questão - crianças e adolescentes. Virá a ser assim mais uma etapa de divulgação pedagógica musical acrescentada à que no ano passado se concretizou com a apresentação dos instrumentos da orquestra.
Na pática, pretende-se este ano criar um diálogo sobre música, durante cerca de uma hora, onde as intervenções e perguntas são a todo o momento possíveis. Em cada sessão será dada particular relevância a cada um dos principais parâmetros da música: altura, intensidade, duração, tímbe e forma.
Cada concerto terminará com a participação de todo o público que assim o deseje, ao som de um ou mais instrumentistas da OCC.

Virgílio Caseiro - Maestro

Organização : Orquestra Clássica do Centro
Apoio : Águas de Coimbra / Museu da Água

( Entrada gratuita)

Telf : 239824050 / Fax : 239 824052 / Telm : 916994160 / Morada: Pavilhão Centro de Portugal / Av da Lousã / 3030 - 476 Coimbra
http://www.orquestraclassicadocentro.org/; http://www.pavilhaocentrodeportugal.net/

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Coro dos Antigos Orfeonistas na Grécia



























































Etiquetas: