sábado, 10 de julho de 2010

José Manuel Santos canta "Adeus Minho Encantador", no programa televisivo de Sansão Coelho, Cantos e Contos de Coimbra, de 1982, acompanhado por António Ralha e Jorge Gomes em guitarra, Manuel Dourado em viola.

Etiquetas:

O Grupo Raízes de Coimbra e o Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica, hoje, sábado, no Pavilhão Centro de Portugal. Entrada gratuita.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fernando Machado Soares canta "Noites de Coimbra", no programa de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80, de 1989. É acompanhado por Fontes Rocha em guitarra e Durval Moreirinhas em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Jorge Cravo canta "Formas", no programa televisivo de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80, de 1989. É acompanhado por António José Moreira e Henrique Ferrão em guitarra, José Carlos Ribeiro, Luís Miguel Martins e Manuel Pera em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Fernando Rolim canta "Ondas do Mar" na Aula Magna, a 14 de Abril de 1985, acompanhado por António Portugal e António Brojo em guitarra, Aurélio Reis, Luís Filipe e Rui Pato em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rui Pato

Antes de tudo e de mais, o Rui Pato foi meu companheiro de brincadeiras de infância no Bairro S. José, em Coimbra, futuro Bairro Marechal Carmona, actual Bairro Norton de Matos, no Calhabé.
Por causa dele, cheguei a partir a cabeça do meu irmão mais velho à pedrada.
Rui de Melo Rocha Pato nasceu em Coimbra, no dia 04 de Junho de 1946, filho do jornalista-fotógrafo Rocha Pato, chefe da delegação de Coimbra de "O Primeiro de Janeiro" e, mais tarde, do "Diário Popular".
Pertence à "geração de viragem" da "canção de Coimbra", tendo sido o acompanhante à viola de José Afonso, por escolha deste, na primeira fase da sua carreira na balada, de 1962 a 1969.
Rui Pato tinha apenas 16 anos quando acompanhou José Afonso em "Menino de Oiro", "Tenho Barcos, Tenho Remos", "No Lago Do Breu" e "Senhor Poeta", em 1962.
A dupla com José Afonso foi interrompida pela PIDE em 1970 quando a polícia política impediu que Rui Pato seguisse para Londres para gravar "Traz Outro Amigo Também", na sequência da crise académica de 69.
(Em vão o esperei em Março desse ano em Londres. Em sua substituição foi o Bóris, Carlos Correia - nota do signatário).
Rui Pato conheceu José Afonso através do Pai, que era amigo de Zeca. Rocha Pato doou a sua correspondência com Zeca ao Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra. Numa ida a Coimbra, no início da década de 60, José Afonso mostrou aos amigos um outro tipo de música, sem o "espartilho da guitarra de Coimbra".
Tratava-se de uma grande liberdade rítmica, que necessitava apenas de uns leves acordes de viola para sublinhar o poema que era o mais importante da canção. Coube a Rui Pato executar esses leves acordes de viola.
Mas Rui Pato não se limitou, exclusivamente, a acompanhar José Afonso. Entre 1960 e 1971 foi também um dos principais acompanhantes de Adriano Correia de Oliveira.
Reputado pneumologista, Rui Pato é hoje presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra, EPE.
Este ano, surpreendeu os amigos em confraternização na Praia de Mira com uma vibrante interpretação à viola de "Apache", um clássico dos Shadows.
Foi-lhe então perguntado se, à margem de José Afonso, alguma vez espreitou o ié-ié e a guitarra eléctrica, ao que respondeu que chegou a fazer parte de um conjunto, os Beatnicks, que fazia o tradicional percurso dos bailes de estudantes.
Mais recentemente, Rui Pato confessou que já não tem guitarras eléctricas:
Embora já tenha passado na adolescência por outros tipos de guitarras, actualmente não tenho nenhuma eléctrica, nem tão pouco uma acústica. Só tenho guitarras clássicas. Aqui convém esclarecer que a guitarra de Coimbra, a de fado, assim como a guitarra de Lisboa, não têm nada a ver com a guitarra de que estamos a falar.
Estamos a falar de "violas", ou seja, guitarras clássicas. Neste aspecto, uma guitarra clássica só tem alguma categoria se fôr fabricada por especialistas (lutiers), com madeiras raras que estiveram em estufa a secar mais de uma dezena de anos .
Os grandes mestres da sua fabricação são espanhóis (Ramirez, Rubio, etc) , mas existem alguns grandes fabricantes na América do Sul, incluindo o Brasil, onde há fabricantes excepcionais (Di Giorgio).
Claro que existem fabricantes industriais de boas guitarras feitas em série, muito mais baratas, mas... não têm nada a ver...
Tenho actualmente três guitarras (violas): uma Odemira, da fábrica Luso-Espanhola, fabricada em 1967, uma do Luís Filipe Roxo, fabricada em 1980, e uma (a melhor de todas), de um fabricante de Braga , o Jorge Ulisses, feita em 1999.
Quando for rico, quero ter uma Ramirez, do modelo topo de gama!
PS - Há precisamente 10 anos - 29 de Setembro de 1998 - recebi uma missiva de Rui Pato, onde referia a nossa amizade de calções nas praças da nossa infância.

Luís Pinheiro de Almeida

Do Blog da AJA http://vejambem.blogspot.com/

Etiquetas:

terça-feira, 6 de julho de 2010

Machado Soares canta "Fado do meu Menino", num espectáculo ao vivo na Aula Magna, em 14-4-1985, acompanhado por António Portugal e António Brojo em guitarra, Rui Pato, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Esta foto foi tirada em Coimbra, 1967, no aniversário do José Ferraz, distinto guitarrista que, na foto se encontra sentado à frente, de gravador em punho ( esta gravação existe).
A cantar está o Gomes Alves ("o Pitti"), nas guitarras estão o Francisco Martins e o António Portugal e na viola Rui Pato.
Por trás do Gomes Alves, está o Óscar, da Ras-te-Parta ( "o coxo") , suponho que ainda hoje presidente do supremo tribunal em Cabo Verde.
Rui Pato

segunda-feira, 5 de julho de 2010






Comemoração dos 50 anos do Curso Jurídico de Lopes de Almeida, nas Caves Campo Largo, no passado dia 3. Lopes de Almeida e Octávio Sérgio nas guitarras, Rui Pato e Humberto Matias nas violas, Rui Lucas e Heitor Lopes na voz.
Fotos gentilmente cedidas pelo Dr Manuel Cardona.

José Afonso

Figuras de Coimbra - 2/ Zeca Afonso. Do Blog da Associação José Afonso http://vejambem.blogspot.com/

Etiquetas:

Jorge Cravo e os Salatinas na Guitarra e no Canto de Coimbra. Diário de Coimbra de hoje.

Etiquetas:

domingo, 4 de julho de 2010

CONVITE PARA AUDIÇÃO FINAL DA EGVF

VIMOS POR ESTE MEIO CONVIDAR TODOS OS ALUNOS, FAMILIARES E AMIGOS A ASSISTIR À AUDIÇÃO FINAL DA ESCOLA DE GUITARRA, VIOLA E FADO DE COIMBRA.

A AUDIÇÃO TERÁ LUGAR AMANHÃ, DIA 5 DE JULHO, PELAS 19H00 NA SEDE DO CORO ANTIGOS ORFEONISTAS/EGVF.

P´LA EGVF

Ricardo Dias

Guitarra Portuguesa na BBC. Vídeo enviado por Miguel Gouveia.

Etiquetas: