sábado, 13 de fevereiro de 2010

BALADA DAS ÁGUAS

Música: Armando Carlos da Silva Marta (1940-2007)
Letra: 1ª quadra de Fernanda de Castro, adaptada por Armando Carlos da Silva Marta;
2ª quadra de Armando Carlos da Silva Marta
Incipit: Ó rio das águas claras
Origem: Coimbra
Data: ca. 1960

Ó rio das águas claras
Que te vais lançar no mar!
Não leves minha alegria,
Leva antes meu penar.

Ó meu amor, minha vida,
Como vivo amargurado...
Só, numa ilha perdida,
E a saudade a meu lado.

Canta-se o 1.º dístico, repete-se; canta-se o 2.º e bisa-se.

Informação complementar:
Canção musical estrófica em compasso 4/4 e tom de Si Menor, gravada por 1962 e comercializada em 1963 pelo tenor Armando Marta, acompanhado em 1.ª guitarra de Coimbra por Eduardo de Melo, em 2.ª guitarra por Ernesto de Melo, em em viola de cordas de nylon por Durval Moreirinhas (EP Balada da Moleirinha, Rapsódia, de 1963, declararado à SPA em 1972). Posteriormente foi reeditado em 1976, no LP Rapsódia LDF 044. António Tomás Pires, Cantos Populares Portugueses, I Volume, pág. 314, apresenta uma quadra popular próxima da 1.ª copla de Armando Marta:

Ó rio das águas claras
Que vais correndo p’ró mar
Os pensamentos que eu tenho
Ai! Não os vás declarar.

No filme As Pupilas do Senhor Reitor (realizado por Leitão de Barros em 1935) detectamos uma canção de tipo desgarrada, com música de Afonso Correia Leite e letra da escritora Maria Fernanda Teles de Castro e Quadros Ferro (1900-1994), cujo título é “Ó Rio de Águas Claras”. A 1.ª quadra do referido descante parece constituir a matriz primitiva da variante adoptada por Armando Marta nos alvores da década de 1960:

Ó rio de águas claras,
Que vais correndo pró mar,
Não contes as minhas penas,
Tem pena do meu penar.

Registo extra-coimbrão por Carlos Costa, acompanhado à guitarra por Joaquim Martins/Armando Martins, e à viola por José Martins/Aníbal Ramos (LP OFIR MAS 324). O texto surge estropiado no 3.º verso da 2.ª quadra (“stou numa ilha perdida”) e as autorias são erradamente imputadas a Afonso Correia Leite/Fernanda de Castro.

Transcrição: Octávio Sérgio (2010)
Pesquisa e texto: José Anjos de Carvalho e Antónioo M. Nunes

Projecto: recolha e salvaguarda de temas da Canção de Coimbra

AMARTA Balada das Aguas sound bite


Armando Marta canta acompanhado por Eduardo Melo e Ernesto Melo em guitarra e Durval Moreirinhas em viola.

Etiquetas:

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

José Afonso, na Tocha

Do Blog do Manel: http://blog-do-manel.blogspot.com/

Etiquetas:

José Afonso

Musica Di Giorgio apresentam
JazZeca
No próximo dia 14 de Fevereiro, às 22h00, o Clube Literário do Porto é palco do concerto "JazZeca", com os Musica Di Giorgio.
.

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

Etiquetas:

Concerto comentado

Venho convidá-los a estarem presentes no próximo Concerto do Ciclo "Pianistas Bracarenses", o qual se realizará no próximo Sábado, dia 13 de Fevereiro às 21.30H no Museu D. Diogo de Sousa em Braga com a presença da Pianista Madalena Duarte, Concerto por mim comentado.
Madalena Duarte interpretará obras de D. Scarlatti (1685-1757); J. S. Bach (1685-1750); Carlos Seixas (1704-1742); Mattia Vento (1735-1776); W. A. Mozart (1756-1791); F. Chopin (1810-1849); E. Grieg (1843-1907) e Fernando Lopes Graça (1906-1994).

Entrada: 7.50 Euros; Gratuito para crianças até aos 16 anos e para alunos participantes da iniciativa "Saber Ouvir" - Curso Livre de História da Música.

Miguel Leite

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Extracto do jornal "O Ilhavense", enviado por Ana Maria Lopes, a propósito do espectáculo de beneficência, com Guitarra e Canto de Coimbra, no passado sábado.
Para apoiar Criança com Insuficiências Visuais Graves
LIONS DE ÍLHAVO organizam Noite de Fados
Embora com um tempo de vida ainda curto, pois acabou de celebrar o seu 1º Aniversário no passado dia 11 de Janeiro, o Lions Clube de Ílhavo, tem vindo a organizar alguns eventos no Concelho com o objectivo de suprir necessidades prementes das suas populações e de contribuir para a defesa dos valores cívicos e morais dos cidadãos.Os Lions a nível mundial, e o nosso clube não tem sido excepção, tem no seu programa de actividades, várias acções na luta contra a cegueira e as doenças do foro oftalmológico cuja sigla é "SIGHT FIRST" (A VISÃO EM 1º LUGAR). Destacamos nesta área: A angariação de óculos usados que depois de catalogados e reciclados num centro especializado em Tarragona, são distribuídos por todo o mundo a populações necessitadas; Os rastreios visuais nas Escolas e à população em geral com o contributo da Luís Óptica, com os quais temos detectado precocemente problemas de visão a algumas crianças e adultos do Concelho; Apoio individual a cidadãos com problemas de visão, complementando aquilo que seriam obrigações do Serviço Nacional de Saúde e que por falta de verbas, não cobrem necessidades urgentes. E é neste capítulo que nos chegou ao conhecimento por intermédio de uma Companheira nossa, o caso de uma Criança que sofre de uma doença que progressivamente lhe foi retirando a capacidade de visão, e para a qual actualmente não existe cura conhecida. A nossa primeira preocupação foi saber até que ponto o diagnóstico estava correcto e se o seguimento que estava a ser dado pelos Centros Hospitalares era o adequado. Colocámos então à disposição da Família os nossos conhecimentos e as competências de um Companheiro Lions Oftalmologista de craveira internacional, que graciosamente recebeu a Débora e que infelizmente confirmou o diagnóstico traçado pelo Hospital de Sto António - Porto (Consulta de Baixa Visão). Restava assim saber a título de material, como se poderia melhorar a (pouca) visão. Acompanhamos a Débora a uma Empresa Especializada nestes equipamentos em Lisboa e assumimos o compromisso, caso a Segurança Social não comparticipasse nos custos, que o Clube envidaria todos os esforços para garantir a sua aquisição. E aqui estamos, face à falta de orçamento da Segurança Social para este efeito, organizando um Jantar / Espectáculo de Fados de Coimbra, que terá lugar no próximo dia 6 pelas 20h no Hotel de Ílhavo, cuja receita se destina à compra do referido equipamento. Acresce referir o apoio incondicional e desde a 1ª hora de um Grupo de Fadistas de renome nacional e do Hotel de Ílhavo e apelamos à População do Concelho de Ílhavo para se associarem à nossa iniciativa, desfrutando da boa mesa e ao som desse património nacional que é o Fado de Coimbra, contribuindo para uma causa nobre, ajudando-nos a cumprir o lema:
- " NÓS SERVIMOS".
António Rocha
Pres. do Lions Clube de Ílhavo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carlos Carranca

Amanhã, dia 9, entre as 20 e as 21 horas, teremos Carlos Carranca a falar da nossa Académica, num programa da TVI 24. Vamos ter que deixar a gravar pois, por volta dessa hora, penso que será o clássico Sporting - Benfica.


Guitarra e Canto de Coimbra, em Ílhavo, no pretérito sábado, no Hotel de Ílhavo, para os Lions desta cidade. Fotos enviadas por Jorge Rino.
Nas guitarras: Octávio Sérgio, José Paulo e José Rodrigues Rocha.
Nas violas: Jorge Rino e Manuel Dourado.
Nas vozes: José Paulo, Castro Madeira, Paulo Sampaio e Victor Nunes.

Etiquetas: