quarta-feira, 5 de agosto de 2009

(FOTO: FMM Sines 2009 ©Mário Pires)
Pelas 23.30h, quinta-feira 6 de Agosto de 2009 no Centro Cultural àCapella em Coimbra apresentam, “AVARIAÇÃO”,

Nascido em 2002, o projecto Trilhos propõe que a guitarra perca a timidez e seja colocada também ao serviço da música gregária. Natural de Sines, Rui Vinagre estudou guitarra portuguesa em Coimbra e juntou-se a Miguel Calhaz (contrabaixo), Marco Figueiredo (piano) e Joaquim Teles - Quiné (percussões) num quarteto que abre novos horizontes para um instrumento que começa a libertar-se do estatuto, por vezes constritor, de símbolo nacional. Desde o jazz à música tradicional portuguesa, Trilhos realiza uma alquimia que transforma o modo como ouvimos a guitarra.

Link: www.myspace.com/trilhosdaguitarra

LOCAL DO ESPECTÁCULO
Centro Cultural àCapella
Capela Nª srª da Vitória
Rua Corpo de Deus
3000-121 Coimbra
*
Clic no link atrás e poderá ouvir os magníficos sons do conjunto e as palavras dos músicos.

Prémio Lopes-Graça nos jornais

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/528900

http://aeiou.visao.pt/musica-jose-miguel-duarte-oliveira-vence-premio-lopes-graca-de-composicao=f524150

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1323360

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Jose-Miguel-Duarte-Oliveira-vence-Premio-Lopes-Graca-de-composicao.rtp&article=236007&visual=3&layout=10&tm=4&rss=0

http://www.newstin.com.pt/tag/pt/136612215

Noites de Coimbra



5 DE AGOSTO

Mais uma noite em que se recria o ambiente de um ensaio, que umas vezes acontecia nas "repúblicas", ou em casa de cada um, ou nas salas do OUP, ou no Orfeon Académico de Coimbra, etc.

Todos os presentes, fizeram um bom par de serenatas de rua, que no nosso contexto são uma referência imprescindível, para a noite que aqui traremos.

O canto e guitarradas de Coimbra e o ambiente em que se foi desenvolvendo, têm mudado ao longo dos tempos, como afinal tudo também muda.

O ambiente que recriamos nestas Noites de Coimbra, é o da época em que os que cantavam e tocavam, eram estudantes de Direito, ou de Medicina, ou de Letras, como ao tempo se dizia. "A sua vida" não era cantar ou tocar Coimbra. A vida que preparavam era a de digníssimo “cura", ou de insigne jurista, ou de engenheiro sei lá de que obras!

Portanto, não tocavam e cantavam por música! Tocavam e cantavam só com alma e algum jeito. Alguns tinham muito jeito mesmo!

É esta época que aqui trazemos graciosamente, para quem gosta de ouvir Coimbra, digamos que tipicamente anos 60.

efe erre e á!

http://oimperiodagirafa.blogspot.com/