Jorge Cravo
Jorge Cravo e a falta de apoios à Guitarra e Canto de Coimbra, desta feita, no jornal "Público" de hoje. Etiquetas: Jorge Cravo
Continuação dos Blogs Guitarra de Coimbra II (http://guitarrasdecoimbra.blogspot.com/) e Guitarra de Coimbra I (http://guitarradecoimbra.blogspot.com/)
Jorge Cravo e a falta de apoios à Guitarra e Canto de Coimbra, desta feita, no jornal "Público" de hoje. Etiquetas: Jorge Cravo
Música: João de Oliveira Anjo (1916-2007)Etiquetas: Partituras
Etiquetas: Canção de Coimbra - Anos 80
"Lágrima" José Mesquita, Octávio Sérgio, Sérgio Azevedo
Pode ver no youtube, caso tenha problemas na audição. http://www.youtube.com/watch?v=4mCbED138H0
O mês de Março marca o arranque do Ciclo de Concertos Prestígio 2010, iniciativa promovida pelo Município de Coimbra [Departamento de Cultura] em parceria com a Orquestra Clássica do Centro.
Aqui fica o cartaz do Festival de Tunas Mistas da Quantunna - Tuna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Foi com muito gosto que o Grupo de Fados "Minerva" abraçou esta iniciativa, à qual gostaríamos de agradecer à Quantunna pelo convite endereçado.
Contamos com a vossa presença dia 19 deste mês no TAGV. A entrada é livre, no entanto será necessário reservar bilhete.
Do Blog: http://minervafados.blogspot.com/
Etiquetas: José Afonso
"Ficam as Sombras" José Mesquita, Octávio Sérgio, António Sérgio Azevedo
Etiquetas: Canção de Coimbra - Anos 80
Desaparecido aos 76 anos na passada 6.ª feira, 5 do corrente, Gunther Arglebe, de origem alemã, nasceu no Porto, onde fez estudos secundários e o Curso Geral de Flauta do então Conservatório de Música do Porto (CMP). Como instrumentista chegou a integrar a então Orquestra Sinfónica do Porto (OSP). Na RFA fez depois estudos superiores de Direcção de Orquestra. De novo no Porto (1965 ss.), fundou a Orquestra de Câmara da Pró-Arte e o Círculo Portuense de Ópera (onde por longos anos dirigiu um coro sinfónico; marcaram época as execuções da 9.ª Sinfonia de Beethoven; de O Messias, de G.-F. Haendel; e de A Criação, de J. Haydn). Na OSP foi maestro subdirector e maestro titular (1968-ca. 1984). E ensinou Direcção Coral no CMP. Mas o que acima de tudo justifica esta notícia hic & nunc é a sua passagem pela regência artística do Orfeão Universitário do Porto (OUP) (1967-1969): este coro vinha da longa regência do maestro Afonso Valentim [da Costa Pinto] (1897-1974; regeu de 1942 a 1967), uma versão portuense de Manuel Raposo Marques. Gunther Arglebe fez o OUP soar pela primeira vez como um Coro – ainda que amador – com modernidade e qualidade: lembrarei peças de Fr. Manuel Cardoso (Ingrediente Domino), Orlando di Lasso (Matona mia cara), J.-S. Bach (múltiplos corais), Mozart (Ave Verum Corpus), Schubert (Oh wie schön ist deine Welt), Mário Sampayo Ribeiro, Manuel Faria, Fernando Lopes-Graça e Hermínio do Nascimento (a célebre Proposição d’«os Lusíadas», hino orfeónico até à década de 70). Dirigiu o OUP em digressões aos EUA (1968) e a Angola / Moçambique / África do Sul (1969). Deixa viúva a cantora lírica Annerose Gilek (soprano).
Rui Namora, mais uma vez ao vivo, agora em Vila do Conde, com a sua viola dedilhada.
Etiquetas: Canção de Coimbra - Anos 80
"Canção de Coimbra - Anos 80", foi o título que José Mesquita deu a seis programas televisivos, que passaram na RTP 1. Aqui vai uma peça do último programa, "Juro Nunca me render", com música de sua autoria, letra de Armindo Rodrigues e arranjo do grupo acompanhador: Octávio Sérgio (g), António Sérgio Azevedo e Durval Moreirinhas (vv).
Um agradecimento especial a Jorge Serra, pelo trabalho que teve em separar todas as peças.
Um agradecimento também a Marinela St. Aubyn por ter colocado a imagem coincidente com o som.
http://www.youtube.com/watch?v=4xfA89oDmxE