sábado, 13 de março de 2010

Jorge Cravo

Jorge Cravo e a falta de apoios à Guitarra e Canto de Coimbra, desta feita, no jornal "Público" de hoje.

Etiquetas:

sexta-feira, 12 de março de 2010

Carlos Carranca

2ª feira , dia 15, pelas 16.30, na ESCOLA PROFISSIONAL DE TEATRO DE CASCAIS, realiza-se uma sessão evocativa de JOSÉ AFONSO que tem como convidado DURVAL MOREIRINHAS acompanhado por Teotónio Xavier. Esta realização deve-se ao empenhamento dos alunos finalistas de escola no âmbito da disciplina de Integração leccionada por Carlos Carranca.

A sessão é aberta.

quinta-feira, 11 de março de 2010

AS CONTAS DO MEU ROSÁRIO

Música: João de Oliveira Anjo (1916-2007)
Letra: João de Oliveira Anjo (1916-2007)
Incipit: Nas contas do meu rosário
Origem: Coimbra
Data: 1944

Categoria: composições estróficas

Protecção: obra protegida pelo artigo 31.º do Código do Direito do Autor e dos Direitos Conexos pelo período de 70 anos após a morte do autor
Referência: PT/CO/CC/E.32

Nas contas do meu rosário
Rezo penas e segredos
São passos do calvário
Que choro por entre os dedos.

Amor que bate no peito
Bate-que-bate sem fim
Tanto bate de tal jeito
Que batendo bate em mim.

Informação complementar

Composição musical estrófica para solista masculino em compasso 4/4, na tonalidade de Mi menor, justamente um dos mais remotos e festejados tons em que se ponteavam as melodias da Canção de Coimbra na viola toeira. Contém dissonâncias.
Oriundo de uma família humilde de operários da Fábrica Vista Alegre, de Ílhavo, o Maestro João de Oliveira Anjo foi quadro das Forças Armadas, tendo dedicada a maior parte da sua vida à regência de bandas militares em Coimbra e nos Açores. Radicado em Coimbra no final da década de 1930, conviveu com diversos vultos da Canção de Coimbra como Flávio Rodrigues, Manuel Branquinho, António Ralha, Jorge Gomes e membros da Tertúlia do Fado de Coimbra. Durante a sua estadia profissional na Ilha de São Miguel catapultou a Banda Regimental de Ponta Delgada para um lugar de excelência. Foi membro clarinetista e compositor no Rancho das Tricanas de Coimbra, e sozinho ou em colaboração com o músico Manuel Eliseu assinou diversas composições para teatro. Casado com Julieta Eliseu, filha do mítico compositor, José das Neves Eliseu, viveu os últimos anos marcado pela perda da esposa e da filha.

João de Oliveira Anjo deixa uma obra vastíssima no âmbito da Canção de Coimbra, tendo composto desde 1944 até praticamente 2005. Gravaram obras de sua autoria Manuel Branquinho (Morena dos meus abrolhos, com adulteração da melodia) e José Paulo (Coimbra tão Formosa). José Miguel Baptista conhecia e interpretou peças de João Anjo como Ó Madrugada Silente. João Anjo não era um compositor qualquer. Era detentor de solidíssima formação musical e manejava com desenvoltura a pena poética. Quando se juntava com cantores e tocadores onde estivesse por exemplo António Ralha, gerava-se o mais anárquico e extraordinário humor conimbricense onde não faltavam dichotes, gargalhadas, clarinetadas a imitar a cantadeira minhota esganiçada ou um nostálgico Balancé das Fogueiras do São João. No Verão não faltava à Praia de Mira, onde reunia amigos e propiciava hilariantes cantorias. Guardamos cassetes de notável serão dos idos de 2002, onde João Anjo "contracena" com António Ralha, José Paulo e Manuel Dourado.

José Paulo conhece a obra de João Anjo e bem sabe que este grande amigo da Canção de Coimbra muitas vezes o exortou a gravar em suporte fonográfico a obra que fica. O Maestro João de Oliveira Anjo considerava as composições estróficas a jóia da coroa da Canção de Coimbra. Com efeito, cada uma das que compôs e escreveu são testemunho desse elevado quilate.

Espécime recolhido em 2001 e transcrito a partir da solfa autógrafa cedida pelo Maestro João de Oliveira Anjo.

Transcrição: Octávio Sérgio (2010)
Texto e recolha: José Anjos de Carvalho e António M. Nunes

Projecto: recolha, salvagurada e preservação do Património Canção de Coimbra
(esta é a ficha n.º 31 do nosso inventário de composições estróficas,
assinalada com PT [Portugal], CO [Coimbra], CC [Canção de Coimbra], E
[composições estróficas], 31 [número sequencial no inventário])

Etiquetas:


"Lágrima" José Mesquita, Octávio Sérgio, Sérgio Azevedo

Mais uma peça gravada no disco "Ecos da Canção Coimbrã" que ficou integrada no programa televisivo "Canção de Coimbra - Anos 80" de José Mesquita. No disco o cantor foi acompanhado por Octávio Sérgio (g) e António Sérgio Azevedo (v). Na televisão juntou-se Durval Moreirinhas (v).
Separado por Jorge Serra e tratado por Marinela St. Aubyn.

Pode ver no youtube, caso tenha problemas na audição. http://www.youtube.com/watch?v=4mCbED138H0

Etiquetas:

quarta-feira, 10 de março de 2010

Virgílio Caseiro

O mês de Março marca o arranque do Ciclo de Concertos Prestígio 2010, iniciativa promovida pelo Município de Coimbra [Departamento de Cultura] em parceria com a Orquestra Clássica do Centro.

O projecto musical “Concertos Prestígio” apresenta como objectivo homenagear, a cada concerto, individualidades, instituições, empresas e outras entidades locais, no intuito de “condecorar” o trabalho que desenvolvem em prol do desenvolvimento local, fruto de um importante contributo em vertentes como a cultura, a saúde, a educação, a intervenção social, política, empresarial, entre outros sectores de actividade.

Nos Concertos Prestígio as obras a interpretar serão, assim, prioritariamente, uma “Medalha de Mérito Cultural” atribuída àqueles cujos nomes estão contemplados no rol de homenagens que serão prestadas, a cada concerto, no ano em curso.

Consulte a programação dos Concertos Prestígio 2010 no ficheiro anexo ou em http://www.cm-coimbra.pt/
http://www.orquestraclassicadocentro.org/
Enviado por Ricardo Trilho y Blanco.
É agora a vez de Virgílio Caseiro receber essa honraria. Parabéns, Virgílio.

José Afonso

Aqui fica o cartaz do Festival de Tunas Mistas da Quantunna - Tuna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Foi com muito gosto que o Grupo de Fados "Minerva" abraçou esta iniciativa, à qual gostaríamos de agradecer à Quantunna pelo convite endereçado.

Contamos com a vossa presença dia 19 deste mês no TAGV. A entrada é livre, no entanto será necessário reservar bilhete.

Do Blog: http://minervafados.blogspot.com/

Etiquetas:

segunda-feira, 8 de março de 2010

"Ficam as Sombras" José Mesquita, Octávio Sérgio, António Sérgio Azevedo

"Ficam as Sombras" é mais uma música da série televisiva,"Canção de Coimbra - Anos 80", música de José Mesquita e letra de Miguel Torga. O acompanhamento foi feito por Octávio Sérgio (g) e António Sérgio Azevedo (v). Tem um trabalho notável de viola dedilhada, como se pode comprovar.
Separação de Jorge Serra e tratamento de Marinela St. Aubyn.
Pode ver no Youtube, caso tenha problemas na audição:
http://www.youtube.com/watch?v=ODbQYfrMbSg

Etiquetas:

MAESTRO GUNTHER ARGLEBE

Desaparecido aos 76 anos na passada 6.ª feira, 5 do corrente, Gunther Arglebe, de origem alemã, nasceu no Porto, onde fez estudos secundários e o Curso Geral de Flauta do então Conservatório de Música do Porto (CMP). Como instrumentista chegou a integrar a então Orquestra Sinfónica do Porto (OSP). Na RFA fez depois estudos superiores de Direcção de Orquestra. De novo no Porto (1965 ss.), fundou a Orquestra de Câmara da Pró-Arte e o Círculo Portuense de Ópera (onde por longos anos dirigiu um coro sinfónico; marcaram época as execuções da 9.ª Sinfonia de Beethoven; de O Messias, de G.-F. Haendel; e de A Criação, de J. Haydn). Na OSP foi maestro subdirector e maestro titular (1968-ca. 1984). E ensinou Direcção Coral no CMP. Mas o que acima de tudo justifica esta notícia hic & nunc é a sua passagem pela regência artística do Orfeão Universitário do Porto (OUP) (1967-1969): este coro vinha da longa regência do maestro Afonso Valentim [da Costa Pinto] (1897-1974; regeu de 1942 a 1967), uma versão portuense de Manuel Raposo Marques. Gunther Arglebe fez o OUP soar pela primeira vez como um Coro – ainda que amador – com modernidade e qualidade: lembrarei peças de Fr. Manuel Cardoso (Ingrediente Domino), Orlando di Lasso (Matona mia cara), J.-S. Bach (múltiplos corais), Mozart (Ave Verum Corpus), Schubert (Oh wie schön ist deine Welt), Mário Sampayo Ribeiro, Manuel Faria, Fernando Lopes-Graça e Hermínio do Nascimento (a célebre Proposição d’«os Lusíadas», hino orfeónico até à década de 70). Dirigiu o OUP em digressões aos EUA (1968) e a Angola / Moçambique / África do Sul (1969). Deixa viúva a cantora lírica Annerose Gilek (soprano).

As minhas rememorações do ano orfeónico de 1968/69 (em que cantei sob a sua direcção) trazem-me um Senhor alto e forte (claramente germânico), exigente nos ensaios mas tudo temperando com um insuperável humor, bem ajudado pela vasta colecção de anedotas que memorizara. Para além disso, amante de boa cozinha e de boa cerveja… Dos maestros de coros que conheci no Porto, Gunther Arglebe foi sem dúvida o que melhor soube acamaradar com a malta…

O funeral realizou-se hoje, da residência em S. Félix da Marinha (V. N. de Gaia) para o cemitério de Matosinhos, onde foi cremado.

Porto, 8 de Março de 2010

= Armando Luís de Carvalho Homem =

Carlos Couceiro

Realizou-se hoje, 7 de Março, o funeral do Eng. Carlos Couceiro, que constituiu uma impressionante manifestação de pesar, tendo comparecido muitos Amigos e Admiradores, sobressaindo a elevada presença dos intérpretes da Música de Coimbra, de que o Eng.º Carlos Couceiro era um lídimo cultor.

Já no velório de ontem os instrumentistas do "Porta Férrea" ( Teotónio Xavier, João Reis, Durval Moreirinhas, Soares da Costa e António Toscano) numa sentida homenagem, acompanharam Luiz Goes, Augusto Camacho, Arménio Marques dos Santos, Carlos Carranca e Maio em alguns temas de Coimbra. Ontem e hoje vimos muitos outros intérpretes como Jorge Tuna, Fernando Xavier, Mário Veiga, João Caldas, Rodrigues Pereira, Francisco de Vasconcelos, Luís Martins, Manuel Pêra, António Mendes ("Tó-Jó), João Correia, António Ribeiro, Nascimento Ferreira, Alcindo Costa, Anjos de Carvalho, João Tomé, Pacheco Rodriguas, entre outros.

"Tito" Costa Santos

O Clube Aficionados do Fado informa que o Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho irá realizar a seguinte actividade:

Actividade: Serenata à Mulher;
Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Largo dos Bombeiros Voluntários de Braga;
Data: 22:00h, Segunda-feira, 8 de Março de 2010;
Entrada: livre

Sugira o CAF a um amigo(a), enviando o seu enderço para aficionadosdofado@gmail.com
____________________________________________________
Clube Aficionados do Fado do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho
Telemóvel: 960 001 282
grupofados_um@portugalmail.pt
www.aficionadosdofado.blogspot.com
www.grupofadosum.com

domingo, 7 de março de 2010

Rui Namora, mais uma vez ao vivo, agora em Vila do Conde, com a sua viola dedilhada.

Programa

José Duarte Costa (1921-2004)
Prelúdios I e VI
Eduardo Sainz de la Maza (1903-1982)
Platero y yo
Joaquín Rodrigo (1901-1999)
En los Trigales
Zapateado
Antonio José (1902-1936)
Sonata para guitarra

http://www.ruinamora.com

Juro nunca me render

"Canção de Coimbra - Anos 80", foi o título que José Mesquita deu a seis programas televisivos, que passaram na RTP 1. Aqui vai uma peça do último programa, "Juro Nunca me render", com música de sua autoria, letra de Armindo Rodrigues e arranjo do grupo acompanhador: Octávio Sérgio (g), António Sérgio Azevedo e Durval Moreirinhas (vv).
Um agradecimento especial a Jorge Serra, pelo trabalho que teve em separar todas as peças.
Um agradecimento também a Marinela St. Aubyn por ter colocado a imagem coincidente com o som.
Se tiver dificuldade em abrir, pode ir ao Youtube, no endereço à frente:
http://www.youtube.com/watch?v=4xfA89oDmxE

Etiquetas: