sábado, 5 de junho de 2010

Ainda na continuação do aniversário de Rui Pato, coloco aqui este vídeo de um espectáculo na Aula Magna, em 1985, em que acompanha Alfredo Correia no Fado Sepúlveda, estando na guitarra António Brojo e António Portugal e na viola, também Aurélio Reis e Luís Filipe. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas: ,

RUI PATO





Rui Pato comemora hoje mais um aniversário de uma vida cheia de sucessos. Parabéns, e que assim continue, são os votos de todos os que visitam este Blog.
Em cima, uma pequena biografia sua, do livro de José Niza, Fado de Coimbra II, da colecção Um Século de Fado, da Ediclube, 1999.

Etiquetas: ,

Canto a Coimbra, cantado por Victor Almeida e Silva, no programa de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80. É acompanhado à guitarra por João Moura e Domingos Mateus e à viola por José Santos. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

sexta-feira, 4 de junho de 2010

António Nogueira canta Balada a um Pescador, acompanhado por João Moura e Domingos Mateus nas guitarras, e José Santos na viola, no programa televisivo de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80.

Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Doutor Carlos Carranca

Apenas uma razão como esta me poderia fazer regressar, por instantes, ao blogue: o meu querido amigo Carlos Carranca doutorou-se esta semana, em Lisboa. Nota final: 18 valores, por unanimidade. Brilhante!
No final de três horas de "exame", o novo Doutor foi convidado pelo reitor da Universidade Autónoma de Lisboa para uma fotografia com o júri
Da Página do Mário:
  http://www.apaginadomario.blogspot.com/
Parabéns, Amigo, muitas felicidades para o futuro.

Festival GUITARRA PORTUGUESA - Algarve 2010

A contagem decrescente para o Festival já começou há algum tempo, mas já só faltam 8 dias e logo estaremos todos juntos aqui em Faro no Festival da Guitarra Portuguesa – Algarve 2010 a viver 4 dias dedicados à Guitarra Portuguesa e às suas diferentes perspectivas. Temos o acolhedor e líndissimo Teatro Lethes com o seu palco à vossa espera e estamos a finalizar a Exposição “Guitarra Portuguesa com Futuro”.

.. Mas teremos mais novidades e surpresas a revelar oportunamente …

..… acompanhem no http://www.guitarraportuguesa.com/  (agora com integração no FaceBook)

1. “Guitarras em Tertúlia”, pretendem ser momentos musicais e de partilha de experiências entre músicos e apaixonados ou simplesmente curiosos pela Guitarra Portuguesa, a realizar no Teatro Lethes durante a parte da tarde e de entrada livre. Estes eventos serão concertos comentados, numa perspectiva de intercalar a música com o diálogo entre o músico e a plateia,de uma forma natural e pedagógica, ou palestras com construtores e investigadores (duração cerca de 30 minutos em média – apresentação e tertúlia).

Bilheteira Teatro Municipal de faro: TMF - Teatro das Figuras
De terça a sábado das 13h às 19h 30 tel. 289 888 110
Preço bilhete por concerto: 10 euros

quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Fado Hilário" interpretado por João Farinha, no Japão, acompanhado por Bruno Costa e Octávio Sérgio em guitarra, Nuno Botelho e Luís Ferreirinha em viola, na digressão do Coro dos Antigos Orfeonistas em 2007.

Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

A Guitarra Portuguesa vai ter o seu Festival por terras algarvias, concretamente, em Faro. Vão estar em "Concerto" grandes intérpretes deste instrumento. "Workshops", "Guitarras em Tertúlia" e "exposições", são outros pratos fortes deste evento, idealizado por João Cuña.
Cartaz enviado por José Maria Oliveira.

terça-feira, 1 de junho de 2010

"Canção para Despertar" cantada por Jorge Cravo e acompanhada por António José Moreira e Henrique Ferrão na guitarra, José Carlos Ribeiro, Luís Miguel Martins e Manuel Pera na viola. Foi no programa da RTP1, Canção de Coimbra - Anos 80, de José Mesquita. Vídeo tratado por Jorge Serra.

Etiquetas:

Luiz Goes canta Balada dos Meus Amores, no programa televisivo de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80, acompanhado por João Bagão na guitarra, Durval Moreirinhas, António Toscano e João Gomes na viola.

Vídeo tratado por Jorge Serra.

Etiquetas:

Augusto Camacho canta "Canção do Mar", no programa de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80. Acompanham-no António Brojo e António Portugal nas guitarras, Aurélio Reis, Luís Filipe e Humberto Matias nas violas. Vídeo tratado por Jorge Serra.

Etiquetas:

Luiz Goes canta "Aqui", de Miguel Torga e António Toscano. Acompanham-no João Bagão em guitarra, João Gomes e António Toscano em viola. Tirado do programa de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80. Vídeo tratado por Jorge Serra.

Etiquetas:

Fernando Rolim homenageado em Santarém

Sexta, 28 Maio 2010 15:25

A homenagem a Fernando Rolim, promovida pelo Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém, teve dois actos. O primeiro, à tarde, no Fórum Mário Viegas, o segundo, à noite, com a Serenata no belíssimo cenário do Convento de S. Francisco. Para além do Grupo anfitrião, actuaram os Grupos, "Campa Rasa", "Raízes de Coimbra" e "Guitarras de Coimbra", num total de 28 músicos e cantores, virtuosos intérpretes da canção tradicional da cidade dos estudantes. Com muitos amigos e admiradores do homenageado. De perto e de longe, chegaram mensagens, a enaltecer as qualidades de Fernando Rolim, distinto médico pediatra, personalidade humanista com vida cheia, um dos mais consagrados cantores de Coimbra. Sala cheia, plateia atenta, ambiente carregado da mística coimbrã. O abraço entre Santarém e Coimbra. Pelas arcadas de S. Francisco, ecoaram alguns dos mais belos fados da sua história. Fernando Rolim encerrou a Serenata, com "Estrelinha do norte" e "Tive um só amor na vida". E choveram as lembranças: Associação Académica de Santarém (cachecol do clube), e Círculo Cultural Scalabitano/Orquestra Típica (barrete verde de campino), em cuja vida cultural Rolim participou, Grupo de Guitarra e Canto de Santarém (foto de Serenata no Largo do Seminário), flores do Centro Cultural Regional, livros da Câmara de Almeirim, terra onde viveu e donde vinha de bicicleta para o Liceu de Santarém. A Câmara de Santarém, que apoiou a iniciativa, distribuiu publicações ao homenageado e aos Grupos participantes. "Feiticeira", o tema de Ângelo Araújo, que Fernando Rolim interpreta como ninguém, foi a apoteose. Com todos os participantes no palco, ouviu-se um estudantil FRA, e cantou-se num coro sentido, "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida". Noite mágica, envolta no negro das capas de gerações de estudantes, unidos por um sentimento de gratidão, amizade e solidariedade.

Vicente Batalha
(Do "Correio do Ribatejo", enviado pelo Centro Cultural Regional de Santarém),

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Grupo Minerva" de Guitarra e Canto de Coimbra, no Diário de Coimbra de hoje.

José Mesquita canta "As Minhas Asas", no programa televisivo de sua autoria, Canção de Coimbra - Anos 80, acompanhado por António Portugal e António Brojo nas guitarras, Humberto Matias, Aurélio Reis e Luís Filipe nas violas.

Vídeo tratado por Jorge Serra.

Etiquetas: