sábado, 12 de junho de 2010

Nunca quis alinhar naquela ideia de uma certa ingratidão da AAC para com os que lutaram e trabalharam para a prestigiar. Já no documentário, produzido pela ZED FiLMS, “Futebol de Causas”, do jovem realizador conimbricense Ricardo Martins (o Libelinha, para os amigos), se faz referência a isso. Uma certa ingratidão com a Secção de Futebol depois dela ter tido uma importância ímpar em toda a Crise de 69.
Com mais, ou menos, homenagens aqui e ali, a história recente da AAC tem sido um pouco ingrata com um património humano que não pode ser esquecido. Por exemplo, nunca se fez uma justa homenagem ao Sr Luís Carlos – porteiro muitos anos do Edifício. (Desde que se reformou nunca mais foi visto). Também nunca se fez uma homenagem com pompa e circunstância ao Coelho. Figura emblemática da vida estudantil coimbrã.
Recentemente a Administração da DG AAC voltou a limpar o Lago do Jardim AAC. (Todos os anos são gastos rios de dinheiro, desculpem, lagos de dinheiro a limpar o dito lago. Os futuros doutores podiam ter mais civismo, não?).
Os objectos retirados, após a limpeza, quase que davam para montar uma banca na Feira da Ladra. Facas de cozinha, telemóveis, pratos, copos, etc, etc.
Até aí, tudo bem. A falta de civismo dos doutores não dá para mais.
Agora, a placa em memória do Tó Nogueira é que NÃO!!!
O prestígio que a Secção de Fado tem hoje foi conquistado também com o trabalho e dedicação do Tó Nogueira. Inqualificável este acto de vandalismo e falta de respeito pela memória de um ilustre nome da AAC, e do Fado de Coimbra.
Estou mesmo a imaginar o Paulão, ou o Patrick, ou o Frota, para não falar do Xico Polícia, a verem uma cena destas. O outro levou um estalo, este merecia o quê?

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Paulo Soares (Jójó)

Citando Festival Guitarra Portuguesa - Algarve 2010 (http://www.facebook.com/pages/Faro-Portugal/Festival-Guitarra-Portuguesa-Algarve-2010/113432662001428?ref=ts&__a=6
"Nasceu em Coimbra há 42 anos. Vive musicalmente desde então. Toca e estuda Guitarra Portuguesa há 26 anos.
Tocou pela primeira vez numa Guitarra de Coimbra em 1983, ainda aluno do Secundário, quando ingressou na Tuna Académica da Universidade de Coimbra.
Estudou Engenharia Electrotécnica na Universidade de Coimbra, sendo caloiro no ano de 85 / 86. Da mesma abdicou para se dedicar exclusivamente à música através da Guitarra Portuguesa.
Foi o primeiro professor na História de Portugal a ensinar Guitarra Portuguesa nos Conservatórios Oficiais, abrindo os cursos de Guitarra Portuguesa do Conservatório de Música de Coimbra (1997) e do Conservatório de Música do Porto (2002).
Editou dois livros para guitarra portuguesa, intitulados Método de Guitarra Portuguesa, sendo, um deles, o primeiro livro sobre guitarra de Coimbra alguma vez escrito (1997) e que foi aprovado oficialmente pelo Ministério da Educação.
É compositor de várias peças para guitarra e de vários arranjos para fados e outros temas. Estreou peças de outros guitarristas compositores, nomeadamente de Octávio Sérgio aquando da Coimbra Capital Nacional da Cultura.
Estreou várias peças para Guitarra e Orquestra, entre as quais o Concerto para Guitarra Portuguesa e Orquestra de Fernando Lapa, a Abertura Solene de Edino Krieger (Brasil), Fantasia A Espanhola de Octávio Sérgio em arranjo de Sérgio Azevedo, Balada de Coimbra em arranjo de José Firmino, Bailados do Minho de Anthero da Veiga em arranjo de Eurico Carrapatoso, entre outros.
Participou em diversas gravações musicais, das quais aqui se destacam a participação nos projectos Kinteto António Ferro (Jazz), Dulce Pontes (convidado), Filme Fados (Fado Flamenco com Mariza), Quarteto ArtemSax (arranjos de peças de Carlos Paredes para Guitarra Portuguesa e Quarteto de Saxofones), Praxis Nova (grupo de fados enquanto estudante da UC), entre muitos outros contributos.
Colaborou com diversos Organismos Autónomos (Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Orfeon Académico de Coimbra, Coro Misto da Universidade de Coimbra) e Secções da Associação Académica de Coimbra (mormente, com a Secção de Fado e com os grupos de Fado e Estudantina, tendo também sido director desta secção).
Tocou na Assembleia da República, na cerimónia comemorativa dos 700 anos da Universidade, na inauguração do Centro Cultural D. Dinis da Universidade de Coimbra e nos três saraus de comemoração dos 100 anos da Associação Académica de Coimbra no Teatro Carlos Alberto (Porto), Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra) e Aula Magna (Lisboa). Enquanto estudante da Universidade de Coimbra, tocou em inúmeros espectáculos e Serenatas de Queima das Fitas e outras festas académicas. Participou eventos similares em outras Academias, em especial no Porto e em diversos programas televisivos, como solista e como acompanhador, em repertório de Coimbra, Lisboa e composições instrumentais de outrem e da sua autoria.
Destacou-se nos Encontros de Guitarra de Oliveira da Bairro, no Festival Cantar Coimbra (onde estreou várias peças com orquestra clássica, sendo o solista que mais peças interpretou e o único solista em Guitarra Portuguesa).
Criou e dirigiu 1º Festival da Guitarra de Coimbra integrado na Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003.
Tocou com inúmeros artistas, como Mariza, Dulce Pontes, Pedro Caldeira Cabral, Artur Caldeira, Juan Carlos Romero (Espanha), Susana Seivane (Galiza), Arrigo Cappelletti (Itália), Jeanni Coscia (Itália), Elios e Boulou Ferré (França), Maria Betânia (Brasil), Pedro Ferreira (Estados Unidos).
Participou em diversos Festivais internacionais, dos quais se destacam o Festival de Guitarra Portuguesa da EXPO 98, o prestigiado Festival de Guitarra de Santo Tirso, o Festival de Jazz de Montreux (Suíça), Festival L’Eté des Orangers (Marrocos), Saltarua (Itália), Festival de Guitarra de Sernancelhe.
Actuou em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia, Marrocos, Hungria, África do Sul, Suiça, Brasil, Estados Unidos da América."

Em cima ainda, uma pequena biografia extraída do livro de José Niza, Fado de Coimbra II, da colecção "Um Século de Fado" da Ediclube, de 1999.
Uma pequenissíma referência, para o tamanho enorme do que é a marca de Paulo Soares na Guitarra de Coimbra da actualidade. Devo-lhe a minha própria aprendizagem e o facto de ter ganho a paixão que tenho por este nosso instrumento. A escola de Paulo Soares, está por todo país e certo é que, por onde passou, deixou uma obra de enorme valor. Mais do que uma pequena e singela homenagem, este texto é um muito obrigado pelo magnifico trabalho que tem desenvolvido. Tentarei dar lhe uma boa continuidade, pela parte que a mim diz respeito!


De http://cantosevariacoes.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aurelino Costa vai lançar um seu último trabalho com António Victorino de Almeida e a poesia de Miguel Torga no Clube Literário do Porto. No piano estará Miguel Leite.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Luiz Goes canta "Romagem à Lapa", no programa Tempos de Coimbra, de 1985, acompanhado por António Portugal e António Brojo nas guitarras e Rui Pato na viola.

Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Texto do jornal SETE de 2-3-83, da autoria de Fernando Assis Pacheco e foto de Inácio Ludgero. Estava o "Quarteto de Guitarras" a preparar os "Tempos de Coimbra", que vieram a sair em LPs (6) e em programas televisivos, além do espectáculo ao vivo na Aula Magna da Universidade de Lisboa. Mais tarde apareceram no formato CDs (3). Já coloquei neste Blog, alguns vídeos dos programas televisivos referidos.
Página de jornal do espólio de José Mesquita.

Luiz Goes, um dos expoentes máximos da temática coimbrã, canta "Balada dos Meus Amores", no programa televisivo de José Mesquita, "Canção de Coimbra - Anos 80", de 1989. Acompanham-no João Bagão (g), João Gomes (v), António Toscano (v) e Durval Moreirinhas (v). Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

terça-feira, 8 de junho de 2010

Jorge Cravo e as suas opiniões sobre Guitarra e Canto de Coimbra expressas no Diário de Coimbra de ontem.

Etiquetas:






A convite de Mário Rovira, este grupo de Guitarra e Canto de Coimbra esteve em casa de seu filho no passado domingo. Octávio Sérgio e Alcides Freixo em guitarra, Paulo Larguesa na viola. Cantaram Mário Rovira e Rui Lucas. Estas fotos foram tiradas por António Silva.

António José Moreira (g), acompanhado por Henrique Ferrão (g), José Carlos Ribeiro (v), Luís Miguel Martins (v) e Manuel Pera (v), interpreta Prenúncio em Lá, no programa televisivo de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Fernando Machado Soares, uma das glórias do Canto Coimbrão, interpreta Canto de Amor e Amar, acompanhado por Fontes Rocha (g) e Durval Moreirinhas (v), no programa de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80, de 1989. Este também faz coro com o solista. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pedro Caldeira Cabral vai estar hoje no Teatro Paulo Quintela, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Variações em Ré

Ângelo Freire, Guitarrista da nova geração do estilo lisboeta, acompanhado por Nélson Aleixo à viola, aqui, numa interessante interpretação dum Ré menor.

Etiquetas:

Variações sobre o tom de Ré M (Octávio Sérgio)




Partitura de "Variações sobre o tom de Ré Maior" de Octávio Sérgio, para Guitarra de Coimbra.
Pode ouvir-se, abaixo, uma interpretação do autor, acompanhado à guitarra e à viola por Armando Luís de Carvalho Homem.

Variações sobre o tom de Ré Maior sound bite

Etiquetas:

domingo, 6 de junho de 2010

Rádio Online

Rádio Online

Jorge Cravo canta Elegia para um Choupal, no programa de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80, de 1989, acompanhado por António José Moreira e Henrique Ferrão na guitarra, José Carlos Ribeiro, Luís Miguel Martins e Manuel Pera na viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Fado do Centenário, cantado por Luís Alcoforado, no programa televisivo de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80, de 1989, acompanhado por Paulo Soares e José Rabaça em guitarra, Luís Carlos e Carlos Costa em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas: