sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Associação dos Antigos Tunos promove o lançamento de um disco com a finalidade de angariação de fundos para a recuperação da Torre da Universidade. A encerrar as jornadas de Temática Musical, será lançado o disco no Pavilhão Centro de Portugal. Penso que o espectáculo se iniciará por volta das 22 horas e não pelas 21 como o texto sugere. Actuarão os actuais Tunos (TAUC) e o grupo Raízes de Coimbra, este como parte integrante do CD.

Etiquetas:

quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Conferência na sede do Coro dos Antigos Orfeonistas, por Tiago Cunha. Diário de Coimbra de hoje, com texto de Andrea Trindade.




António Moniz, além de guitarrista de Coimbra, também usa o pincel em lindíssimas aguarelas. Aproveitem esta exposição para apreciar a sua arte.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Raul Peixoto da Costa




Domingo 3 Janeiro 2010
18:00, Sala Suggia

Com apenas 16 anos de idade, Raul Peixoto da Costa já venceu os Concursos Internacionais de Piano de San Sebastian e Alexander Scriabin em Paris. Recentemente representou Portugal no Concurso da União Europeia, na República Checa, sendo o mais jovem concorrente a alcançar a final.
O programa que apresenta na abertura do Ciclo de Piano da Casa da Música inclui obras célebres de um acentuado virtuosismo e a estreia mundial de uma peça de Lopes-Graça. A primeira parte é marcada pelo ímpeto rítmico de Bach, Schumann e Liszt. Já na segunda parte, somos levados para universos mais poéticos e sonhadores.

Ciclo Piano EDP

J.S. Bach - Partita nº 1 BWV 825
Franz Liszt - Rapsódia húngara nº 4
F. Lopes-Graça - Música festiva nº 15, Para as bodas de Ivo Machado (estreia mundial)
Robert Schumann - Toccata op.7
Fryderyk Chopin - Nocturno op.9 nº 3
Alexander Scriabin - Prelúdio e Nocturno para a mão esquerda op.9
Alexander Scriabin - Sonata nº 2 Fantasia, op.19
Sergei Prokofieff - Sugestão diabólica op.4
.
"Filho de peixe sabe nadar", é o que se pode dizer deste Raúl Costa, filho do grande Aurelino Costa.
Parabéns, amigo.

ARRANCÁMOS AQUI NO ALGARVE COM UMA TERTÚLIA SOBRE A CANÇÃO E A GUITARRA DE COIMBRA.
OS ENCONTROS REALIZAM-SE TODAS AS ÚLTIMAS QUARTAS FEIRAS DO MÊS, EM FARO, RUA CÂNDIDO GUERREIRO, PELAS 21H30 NO PÁTIO DAS ARTES (UM LOCAL APRAZÍVEL E QUASE QUE FADADO PARA ESTE TIPO DE CONVÍVIO.
Tel. / fax: 289825146
tlm: 913657562

VAMOS ARRANCAR, DIA 25, COM O TERCEIRO ENCONTRO.
José Maria Oliveira

segunda-feira, 9 de novembro de 2009



A Escola da Guitarra, da Viola e do Fado de Coimbra promove um ciclo de palestras/debate subordinadas ao tema “Estética e Estilo na Canção de Coimbra”. Este é um fórum de reflexão e debate com uma periodicidade mensal, que terá lugar todas as primeiras quintas feiras. Orientado por Tiago Henriques da Cunha, que será um ponto de encontro para todos aqueles que se dedicam à canção de temática coimbrã. As sessões foram estruturadas por forma a possibilitar aos seus participantes o conhecimento dos elementos que caracterizam esta forma de expressão: evolução histórica, elementos e movimentos marcantes, características estruturais do ponto de vista musical (melodia, harmonia e critérios estético/interpretativos) e a realidade poética (rima, métrica, forma). As sessões serão complementadas com exemplos musicais representativos e pressupõem uma conversa e debate entre os participantes. Será assim um fórum de estudo e debate sobre a música e a palavra inerente à canção de Coimbra.
Rui Paulo Simões

domingo, 8 de novembro de 2009


Do Blog http://antologiadofado.blogspot.com/

Coliseu dos Recreios, 1983. José Afonso acompanhado por Octávio Sérgio e Lopes de Almeida nas guitarras; Sérgio Azevedo e Durval Moreirinhas, nas violas.

José Afonso - Traz outro amigo também


Compostela homenageia Zeca Afonso. Músicos portugueses e espanhóis participam num concerto de homenagem aos 80 anos do nascimento de Zeca Afonso. O concerto "Traz um amigo também" é organizado pela associação "A Gentalha do Pichel", de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha), e contará com a participação de vários músicos que partilharam palcos com a voz mais famosa da canção de intervenção portuguesa.

Do Blog do Manel http://blog-do-manel.blogspot.com/

Etiquetas: