sábado, 25 de setembro de 2010

Noite de Coimbra na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Uma Noite de Coimbra vai ter lugar no próximo dia 27 do corrente mês, pelas 22h00, na Recepção aos Caloiros da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa (Campo de Santana ou Campo dos Mártires da Pátria), em que tomarão parte o Grupo “In Illo Tempore” e o “Grupo Serenata de Coimbra”, integrados pelos seguintes elementos:

Grupo “In Illo Tempore
Francisco de Vasconcelos (Poesia)
Luís Plácido (Guitarra)
Jorge Tito Mackay (Viola)

Grupo Serenata de Coimbra
Alexandre Bateiras (Guitarra)
António Agostinho (Guitarra)
João Gomes (Viola)
Carlos Lima -“Cabé” (Viola)
Barros Ferreira (Cantor)
“Tito” Costa Santos (Cantor)
Alcindo Costa (Cantor)
Fernando Rosa (Cantor)
João Tomé (Cantor)
Victor Carvalho (Cantor)
Sutil Roque (Cantor)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Balada do Outono

'

Balada do Outono, por Rui Pato, em 1964. Esta balada, composta por José Afonso, abriu o caminho a uma nova estética do Canto de Coimbra, agora liberto das amarras dos "arames", como ele dizia. A sua música foi tomando contornos cada vez mais originais, impondo um estilo próprio, vindo a ser considerado o criador da nova Música Popular Portuguesa.

Aqui, apresenta-se apenas num arranjo instrumental, muito bem conseguido por Rui Pato. Diz este, num mail que me enviou:

Está no LP original "Baladas e Cantares de José Afonso", aquele LP branco com a caricatura do Zeca em cinzento, e teve que ser incluída à pressa (aconteceu, também noutro disco) porque à última da hora, soubemos que uma das canções a ser gravada não tinha passado no exame prévio da Censura.

Luiz Goes canta "Dissonância", no programa de José Mesquita, Canção de Coimbra - Anos 80, de 1989, acompanhado por João Bagão em guitarra, Durval Moreirinhas, António Toscano e João Gomes em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

É tal o descrédito do Canto de Coimbra, que já nem a Universidade de Coimbra a ele recorre para sua promoção. Querem vê-lo como Património da Humanidade? Voltem a chamar-lhe Fado!
Texto do Diário as Beiras de hoje.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010





Texto de Luís Filipe Penedo, no livro "Memórias de um Condomínio".

Etiquetas:

António Bernardino canta "Canto da nossa tristeza", no programa Tempo de Coimbra de 1985, acompanhado por António Brojo e António Portugal em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola. Vídeo tratado por Jorge Serra.

Etiquetas:

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Odemira de concerto" - 1960 - Fábrica Luso Espanhola Duarte Costa

FEZ 50 ANOS ! Viveu dois anos com o mestre Duarte Costa, teve uma ligação de alguns meses com a Maria Lívia São Marcos e está comigo há 47 anos! Partilhou, algumas vezes os seus dias comigo, com o Zeca, Adriano, Berna... mas nunca deixou de ser minha até hoje. Parabéns a ela!
Uma rectificação: esta viola foi construída na fábrica que pertencia ao Duarte Costa ; ele ofereceu-a à Lívia São Marcos para que ela fizesse em Portugal uma temporada de concertos. Depois disso ele trocou comigo uma viola que eu tinha do Grácio (que era "casal") da guitarra do Francisco Martins, por esta que, segundo ele, era própria para solo e a do Grácio para acompanhamento. Hoje, ainda não sei se fiz bom negócio... Mas, coitada, tem sido uma companheirona.
Rui Pato
.
Parabéns também ao dono que a soube utilizar com mestria e a conservou sempre em bom estado. Provavelmente, foi também com ela que me acompanhou em duas peças "perdidas", numa das sessões de contestação política na AAC, a meio da década de sessenta.

domingo, 19 de setembro de 2010

Fernando Rolim canta "Não olhes para os meus olhos", no programa Tempos de Coimbra, de 1985, acompanhado por António Portugal e António Brojo em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Luiz Goes canta "Balada da Torre d'Anto", no programa Tempos de Coimbra, de 1985, acompanhado por António Brojo e António Portugal em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas: