sexta-feira, 12 de junho de 2009

Disco russo com músicas de José Afonso e George Harrison!!!


Se bem se lembram, esta é uma revista-disco de origem soviética que inclui canções de José Afonso e de George Harrison.
O meu amigo João Carlos Barradas já me traduziu o texto, o que, obviamente, todos agradecemos.
Começámos por ir até à vila de Alcácer do Sal. Deambulámos pelas ruas estreitas, fomos a duas casas de conhecidos. "Sim, estiveram cá - disseram-nos -, mas levantaram-se às cinco da manhã e foram-se embora. Para onde? Talvez para Grândola". Em Grândola a mesma história. "Foram-se embora por volta das três".
O nosso guia e motorista Michel Giacometti, além de ser um conhecedor ímpar do folclore português, também é dado a generalizações filosóficas: "Nalgum lado - aventa Michel - tem de estar".
É difícil contestar semelhante consideração e prosseguimos a nossa busca de um indivíduo cujo nome é popular por todo o Portugal. Chama-se José Afonso. Ou simplesmente Zeca. Cantor, compositor, poeta. Autor das canções presentemente mais difundidas em Portugal. Sobre o povo, àcerca da luta por um futuro melhor.
Demos com o Zeca na aldeia de São Francisco da Serra. Sobre umas quantas horas passadas com o Zeca já escrevi na imprensa e, portanto, para não me repetir, vou falar das canções do José.
"Grândola Vila Morena" é notável. Com certeza que já a escutaram. Mas pode ser que não tenham ouvido "Baleizão". Em Baleizão, há cerca de 20 anos, os fascistas mataram a camponesa comunista Catarina Eufémia e José Afonso compôs uma canção sobre o pesado quinhão dos camponeses de Baleizão e a sua coragem.
José Afonso pertence àquela corte de artistas plenamente empenhados em "cantar o espírito da liberdade" ao serviço do grande ideal da luta contra a tirania e a injustiça, pela liberdade e a democracia. Ele ergue barricadas ao lado daqueles que celebra e com quem comunga na luta nas fileiras da frente.
A musa da sua arte vive nos míseros casebres camponeses, labuta nas minas de Aljustrel, pesca sardinhas nos frágeis veleiros dos pescadores da Nazaré. As canções de José Afonso ajudaram as gentes a viver e lutar durantes os anos do domínio fascista.
"Sou muito feliz agora - disse-me Zeca - antes era feliz por participar na luta contra o fascismo e conceber canções para o povo. Mas, agora, sou muito feliz porque derrubámos o fascismo e as pessoas dizem-me que continuam a precisar das minhas canções. Que planos tenho? Trabalhar como sempre trabalhei. Talvez tenha de trabalhar mais um pouco do que ontem e amanhã mais ainda do que hoje. Quando se respira melhor também melhor se canta".
Oleg Ignatief (correspondente da "Pravda" em Lisboa de 1979 a 1984)
Lisboa-Moscovo
Tradução de João Carlos Barradas

Encontrado AQUI
Enviado por José Paracana, do Blog da AJA http://vejambem.blogspot.com/

Mealhada

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada

Sexta-feira, 12 de Junho
Animação de rua com artes circenses em todo o espaço da feira
21 horas – Filarmónica Lyra Barcoucense
22 horas – Picä Tumilho

Sábado, 13 de Junho
Animação de rua com artes circenses em todo o espaço da feira
16 horas – Amigos da Rambóia
18 horas – Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz
19 horas – Amigos da Rambóia
21 horas – Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira
22 horas – Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz
22h 30m – Grupo de fados “Raízes de Coimbra
.
Domingo, 14 de Junho
Animação de rua com artes circenses em todo o espaço da feira
16h 30m – Dance Fusion
17 horas – Juventude Unida da Antes
18 horas – Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro
18h 30m – Filarmónica Pampilhosense
21 horas – Grupo Regional da Pampilhosa do Botão
21h 30m – RuBru Karaoke
21h 45m – Atribuição de Prémios do “1º Torneio de Ténis Feira de Artesanato e Gastronomia” 22 horas – Atribuição de Prémios do “Concurso das Tasquinhas”

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Uma maneira muito pessoal de interpretar as Variações em Ré menor de Artur Paredes, pelos irmãos Miguel e Philippe Raposo.

Etiquetas:

O Clube Aficionados do Fado informa que o Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho irá realizar a seguinte actividade:
Actividade: Serenata de Encerramento das Festas de St. António;
Local: Campos das Hortas - Braga;
Data: 22:00h, Domingo, no dia 14 de Junho;
Entrada: livre.
-- Sugira o CAF a um amigo(a), enviando o seu enderço para aficionadosdofado@gmail.com
Clube Aficionados do Fado do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho.
Telemóvel: 960 001 282

José Mesquita no lançamento do disco "José Mesquita Canta a Coimbra dos Poetas". Diário de Notícias de 7-4-1984, com texto de João Fonseca e fotos de Luís Carregã.

Aqui vão duas ligações para o projecto "Acção" Música de Carlos Paredes em cravo:
*
*
Miguel Gouveia

Ciclo de Homenagens a António Portugal e Pinho Brojo pela Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça

A Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça” vai levar a efeito um ciclo de iniciativas que pretende homenagear os grandes guitarristas de Coimbra que foram António Portugal e Pinho Brojo.
Faz este ano de 2009, 10 anos que faleceu o Prof. Dr. António Pinho Brojo e 15 anos que faleceu o Dr. António Portugal. A Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça” pensou ser de inteira justiça prestar homenagem aos dois grandes guitarristas falecidos e que tão esquecidos têm andado nas lides do Fado de Coimbra.
Assim, no dia 26 de Junho (data do falecimento de António Portugal) irá ter lugar no Penedo da Saudade uma Serenata que será de SAUDADE dedicada a António Portugal e no dia 25 de Agosto aproveitando as Noites da Canção de Coimbra (que o Pelouro da Cultura dinamiza) irá ter lugar nas escadarias da Igreja de Santo António dos Olivais uma serenata de SAUDADE dedicada ao Dr. Pinho Brojo que está sepultado precisamente no cemitério dos Olivais.
Mas o Ciclo de Homenagens não se fica por aqui.
No dia 11 de Julho a Associação Cultural “Coimbra Menina e Moça” irá apresentar frente à Igreja de Santa Cruz a Grande Noite do Fado de Coimbra. Nesse mesmo dia pelas 15,30h será realizada uma Sessão Solene na Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra À Rua Pedro Monteiro, onde será prestada homenagem aos dois grandes guitarristas e será apresentado um CD onde estarão os indicativos de Portugal e Brojo e ainda um inédito a que demos o nome de AS GUITARRAS… dedicado aos dois homenageados. Este trabalho discográfico só foi possível graças ao patrocínio do Diário de Coimbra.
À noite, na Praça 8 de Maio pelas 22,00h o espectáculo terá a participação do Grupo “Guitarra e Canto de Coimbra” de Santarém e do grupo de fados “Guitarras de Coimbra” que acompanhará os grandes cantores do Fado de Coimbra: Camacho Vieira, Fernando Rolim, Tito Costa Santos, Sutil Roque, José Henriques Dias, Anarolino Fernandes, Napoleão Amorim, para além dos seus cantores: Emanuel Maia, Victor Sá, Mário Pais, Joaquim Afonso e João Rebelo.
Alexandre Cortesão


- Concerto Comentado "A Literatura e a Música" (temporada da OCCO)

- às 18:00 no Museu da Música Portuguesa - Casa-Museu Verdades de Faria (Av. de Sabóia - Estoril)
*
Sérgio Azevedo, comentários, e Quinteto Giv'MeFive (ESML)

programa:

Claude Debussy: Syrinx
Igor Stravinsky: 3 Peças para Clarinete Solo (nº1)
Benjamin Britten: 6 Metamorfoses sobre Ovídio (nº5 "Narcissus")
Sérgio Azevedo: Suite de Hasék
Luciano Berio: Opus Number Zoo

Antigos Tunos






















Digressão ao Luxemburgo dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra.

Etiquetas: