sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Coro dos Antigos Orfeonistas

CD "100 Anos Fado de Coimbra", escolhido entre as 30 melhores produções discográficas do ano 2008 ?!!! (clicar em baixo)

Citação :

"De destacar ainda o utilíssimo livrete, que acompanha esta edição, com as letras, as autorias dos temas e respectivos anos de criação, os nomes dos intérpretes, assim como outras informações suplementares. Um trabalho muito cuidado e que serve de exemplo de como se deve fazer edição discográfica, nos dias de hoje, até como forma de desincentivar o 'download' ilegal na internet."

http://nossaradio.blogspot.com/search?q=grandes
.
Heinz Frieden

Etiquetas:

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fernando Rolim canta "Fado das Fogueiras", no programa Cantos e Contos de Coimbra, um programa de Sansão Coelho na RTP1 , do Porto, em 1982. É acompanhado por Francisco Vasconcelos, Frias Gonçalves, Rodrigues Pereira e José Duarte.

Etiquetas:

Fernando Rolim em "Cautela não te aborreça", acompanhado por Francisco Vasconcelos, Frias Gonçalves, Rodrigues Pereira e José Duarte. Cantos e Contos de Coimbra, 1982. Um programa de Sansão Coelho.

Etiquetas:

Fernando Rolim canta "Vento não batas à porta", acompanhado por Frias Gonçalves, Francisco Vasconcelos, Rodrigues Pereira e José Duarte. Penso que se trata do programa Cantos e Contos de Coimbra, emitido dos estúdios do Porto da RTP1 em 1982.

Etiquetas:

Mora Leitão e Carlos Lima em "Maio de 78", de Jorge Gomes.

Enviado por Frias Gonçalves.

Etiquetas:

Departamento de Cultura
Do tempo do disco gravado em espiras que rodavam 78 rotações por minuto até aos dias de hoje, Luiz Goes é, sem dúvida, um dos mais representativos intérpretes da canção de Coimbra.
A representatividade recolhe-a, não só, na herança tradicional coimbrã, mas, também, nos géneros que foi capaz de interpretar e aos quais conferiu um cunho muito particular, especialmente apreciado e dificilmente imitável.
Goes é autor de 25 fados e de 18 baladas, de que se destacam Fado da Despedida, Toada Beirã, Balada da Distância, Canção do Regresso, Homem Só, meu Irmão, Romagem à Lapa, É Preciso Acreditar, entre muitos outros. Fado, toada, balada, canção.
Luiz Goes atravessou uniformemente os diferentes géneros da canção de Coimbra com um fio condutor: a sua voz inconfundível de barítono ao serviço de um conjunto de temas criteriosamente escolhidos ou criados.
Goes foi colega de José Afonso e de António Portugal no liceu D. João III, de Coimbra, e com eles chegou a integrar o conjunto de António Brojo, um artista de décadas anteriores que continuava a ser uma referência incontornável para as gerações mais novas e que pensavam a canção de Coimbra de uma forma mais evoluída.
No 7° ano do Liceu, Luiz Goes canta a sua primeira canção, Feiticeira, da autoria de Ângelo Araújo. Não mais pararia. Integra o Orfeon Académico, onde foi solista, a Tuna e o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.
Após o serviço militar cumprido como alferes-médico na Guiné, Goes reinicia a sua carreira, entretanto já a viver em Lisboa, onde desempenhava a sua actividade clínica. E é nesta segunda fase da sua obra que vai ter a colaboração, embora sob pseudónimo, do guitarrista Carlos Paredes mas, também, de João Bagão, António Andias, Aires de Aguiar, enquanto que, à viola, recebeu os contributos de Fernando Alvim, Fernando Neto e Durval Moreirinhas.
Tendo gravado pela primeira vez em 1953, Luiz Goes apresenta um enorme conjunto de registos discográficos que o tornam num dos mais editados e conhecidos artistas de Coimbra.
Além dos já referidos êxitos fonográficos, destacam-se Coimbra de Ontem e de Hoje, Canções do Mar e da Vida, Canções do Amor e de Esperança, Canções para Quase Todos.
Enviado por Ricardo Trilho y Blanco.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A música de José Afonso em partitura, para viola dedilhada, com arranjos de Fernando Couceiro, é apresentada hoje, pelas 21H30, na Casa da Imprensa, na rua da Horta Seca, nº 20 (junto ao Largo de Camões), em Lisboa. Diário as Beiras de hoje.

Etiquetas:

Jorge de Morais (Xabregas)

Faz hoje cinco anos que morreu Jorge de Morais (Xabregas). Em cima, uma pequena biografia extraída do livro de José Niza, Guitarra de Coimbra II, da colecção "Um Século de Fado" da Ediclube, editado em 1999.
Na primeira foto podemos ver, além de Xabregas, David Leandro e José Niza ambos com guitarra, Sutil Roque, José Afonso, Alexandre Herculano e Carlos Figueiredo.

Etiquetas:

segunda-feira, 21 de setembro de 2009








Heitor Lopes enviou-me estas fotos das suas andanças pelo Canto de Coimbra, onde se encontram grandes nomes tanto do Canto como da Guitarra e Viola.

Manuel Melo da Silva enviou-me este vídeo, num convívio em sua casa. Podemos ver e ouvir, numa gravação vídeo efectuada por Carlos Valente: Cunha Pereira (guitarra), Carlos Teixeira (viola), Manuel Melo da Silva (guitarra), Miguel Assis e Santos (viola), José Valente (viola de arco), Luís Carvalho (guitarra), Hernani Rodrigues Pinto (cantor), César Brandão (cantor), José Lhano, cantor e Silva Fernandes.

Interessante a junção da viola de arco!

Etiquetas: