sábado, 31 de julho de 2010

Falecimento de Ângelo Araújo no Diário de Coimbra de hoje.

Domingos Marques canta "Balada da Despedida do 5º ano Médico de 1944-45 (Coimbra no Adeus)", de Ângelo Araújo, do filme Capas Negras, filme realizado por Armando de Miranda em 1947. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alberto Ribeiro canta "Feiticeira", de Ângelo Araújo, no filme Capas Negras. Foi o primeiro fado composto por este autor agora desaparecido.

Etiquetas:

Jorge Limpo Serra enviou este vídeo como uma homenagem a Ângelo Vieira Araújo que hoje faleceu.

Foi o programa Tempo de Coimbra, de 1984, em que António Bernardino cantou, de Ângelo Araújo, "Contos Velhinhos", acompanhado por António Brojo e António Portugal em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola.

Etiquetas:

Ângelo Araújo, Tito Costa Santos e Carlos Lima

Em S. João da Madeira: Fátima Lencastre, Ângelo Araújo, Tito Costa Santos, Gustavo Cerdeira, Carlos Lima, Teotónio Xavier e António Toscano

Em S. João da Madeira: Carlos Lima, Alcindo Costa, Ângelo Araújo, António Toscano, Teotónio Xavier e Tito Costa Santos

Em S. João da Madeira

Em S. João da Madeira: Ângelo Araújo discursando

Gravação dum CD: Barros Ferreira, Ângelo Araújo, Sutil Roque, João Gomes, Alexandre Bateiras, Serrano Baptista e Carlos Lima.
.
Augusto Camacho, Ângelo Araújo e Mora Leitão.

Anjos de Carvalho, Mora Leitão, Teotónio Xavier, Ângelo Araújo, Carlos Lima e Augusto Camacho.

Costa Braz, Ângelo Araújo e Carlos Lima.

Aqui vai um simples mas sentido tributo a Ângelo Araújo.
São algumas memórias dum breve mas rico contacto com uma das referências. da Canção de Coimbra.
Carlos Lima

Ângelo Vieira Araújo

Morreu hoje, Ângelo Vieira Araújo, um dos grandes nomes da Guitarra e Canto de Coimbra. Fui informado pelos amigos Joaquim Pinho e Rui Lopes. Deste, segue o mail que me enviou:

Ligou-me há pouco o sr. Professor Doutor Manuel Marques Inácio a dar a triste informação de que faleceu o Dr. Ângelo Araújo, aos 90 anos, autor da Letra e música de muitos Fados de Coimbra conhecidos, Contos Velhinhos, Feiticeira, Santa Clara, etc. e Médico.
O funeral, será amanhã, às 9 ou 9.30 em S. João da Madeira.
Tive ainda o grato prazer de conhecer o Dr. Ângelo Araújo, convivendo com ele em várias ocasiões, fosse no lançamento da sua Biografia, fosse na Homenagem em Santarém. Ficou-me a imagem de uma pessoa de bem, uma pessoa culta!
Que descanse em paz.
Ficam aqui as imagens do lançamento da Biografia em S. João da Madeira:
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2007/07/aqui-vai-tudo-sobre-o-lanamento-da.html
Em Santarém.
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/07/serenata-tradicional-dos-estudantes-de_25.html
Até sempre Sr. Dr.!
Proponho que hoje, em sua homenagem, escutemos: Feiticeira (quem nunca ouviu o Fado de Coimbra: ó meu amor, minha linda feiticeira ...) ou Contos Velhinhos (Contos Velhinhos de Amor, numa noite branca e fria ...)
Em cima, uma pequena biografia extraída do livro de José Niza, Fado de Coimbra II, da colectânea "Um Século de Fado" da editora Ediclube, de 1999.

Etiquetas:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jorge Cravo canta "Fado da Ansiedade", no programa televisivo de Sansão Coelho, Cantos e Contos de Coimbra, de 1982, acompanhado por António Ralha e Jorge Gomes em guitarra, Manuel Dourado em viola.

Etiquetas:

José Leitão canta "Lá Longe", no programa televisivo de Sansão Coelho, Cantos e Contos de Coimbra, de 1982, acompanhado por Hermínio Menino e Luís Almeida em guitarra, Carlos Martins e Zeni Almeida em viola.

Etiquetas:

João Farinha canta "Fado do Alentejo" no programa televisivo de Sansão Coelho, Cantos e Contos de Coimbra, de 1982, acompanhado por Hermínio Menino e Luís Almeida em guitarra, Carlos Martins e Zeni Almeida em viola.

Etiquetas:

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Luiz Goes canta "Regresso da Pesca", no programa de José Mesquita Canção de Coimbra - Anos 80, de 1999, acompanhado por João Gomes, António Toscano e Durval Moreirinhas, em viola, joão Bagão em guitarra. Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

Fernando Machado Soares canta "Fado do meu Menino", no programa de Rui Ramos, Coimbra Musical, de 1978, acompanhado por António Portugal e António Brojo em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

"Balada de Coimbra" interpretada por António Brojo e António Portugal em guitarra, Aurélio Reis e Luís Filipe em viola, no programa Coimbra Musical de Rui Ramos, de 1978. Vídeo enviado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

segunda-feira, 26 de julho de 2010








António Andias no grupo Raízes de Coimbra. Foi com imenso júbilo que recebemos tão ilustre contributo. Estas fotos - tiradas por Rui Pato, excepto aquela tirada por mim, que ficou muito mal - ilustram o "exame", a que o candidato foi submetido, no dizer de Rui Pato: passou com distinção e louvor!

domingo, 25 de julho de 2010





Grupo de Aveiro em Silveiro, Oliveira do Bairro, neste sábado. Noite agradável, com bailado à mistura. Grupo constituído por Carlos Teixeira (v), Jorge Rino (v), Octávio Sérgio (g), José Paulo (g,c), José Rocha (g), Álvaro Aroso (g), Silas Granjo (v,c), Castro Madeira (c), Victor Nunes (c) e Manuel Borras (c). Na foto, ainda os anfitriões e a bailarina.

Etiquetas:


António Andias (g) voltou ao activo, aqui acompanhado por Carlos Lima (v), no hotel Abrantur, em Abrantes, no passado dia 23, por ocasião do 4º Curso de Língua e Cultura Portuguesa do Instituto Íbero-Americano da Finlândia. Cantaram Victor Nunes, Dominique Ventura e Feliciano Dias.